Paraná

Advogada de Altônia cria seu próprio negócio na confeitaria para conciliar carreira e maternidade

A moradora de Altônia, Thamires Ratti, de 31 anos, mãe de dois meninos – um de 13 e outro de 7 anos – e aguardando a chegada do terceiro, encontrou na confeitaria uma forma não apenas de gerar renda, mas também de conciliar a maternidade. Anteriormente exercendo a advocacia, percebeu que o trabalho consumia muito do seu tempo, afastando-a do crescimento de seu filho mais velho. Foi durante a gravidez deste segundo filho que ela decidiu mudar de carreira.

“A minha veia empreendedora sempre foi muito forte. Poder ficar em casa cuidando dos meus filhos enquanto trabalho e ganho dinheiro foi o que me levou a escolher a confeitaria como profissão.”

Antes de se encontrar na confeitaria, Thamires trabalhou como maquiadora, porém, a rentabilidade não foi tão atrativa. Assim, voltou-se para a culinária, um hobby que sempre lhe agradou.

“Eu tinha uma boa renda como advogada, mas não conseguia mantê-la como maquiadora, pois o inverno diminuía bastante o número de clientes. Então, durante esses meses mais parados, eu vendia caldos e sopas. Sempre adorei cozinhar e vi ali uma oportunidade de ganhar dinheiro quando não tinha clientes”.

Com o passar do tempo ela notou que a confeitaria seria o seu verdadeiro caminho. Foi nesse momento que ela se concentrou em estudar e cuidar da família.

“Nesse momento, eu dependia financeiramente do meu esposo, o que eu não consigo. Assim, em 2020, um pouco antes da pandemia, decidi fazer ovos de Páscoa para juntar dinheiro e poder estudar mais”.

Inicialmente sua meta era vender 50 ovos de Páscoa, algo que ela considerava impossível, já que nunca havia trabalhado com chocolate. No entanto, persistiu nos estudos, adquiriu ingredientes de qualidade e fez o melhor que pôde.

“Aos poucos, alguns clientes surgiam, provavam e adoravam. Com o início da pandemia, acredito que as pessoas ficaram mais propensas a consumir doces em casa… e as vendas começaram a aumentar”.

Durante a semana da Páscoa, Thamires trabalhou incansavelmente, chegando a dormir às 2h e acordar às 6h para atender a todos os pedidos. No domingo de Páscoa, ao calcular suas vendas junto com o marido, percebeu que havia vendido mais de 300 ovos.

“No pós-Páscoa, recebi várias mensagens de clientes querendo doces, qualquer que fosse. A partir daí, precisei me reinventar diariamente. Senti que foi Deus me mostrando o caminho para trabalhar sem abrir mão de estar integralmente com minha família”.

Foi nesse período que ela estabeleceu a ChocoRatti e desde então, ao longo do ano, produz bolos exclusivos para festas, fatias e uma variedade de chocolates, incluindo bombons e barras recheadas. Agora, para o Natal, preparou um menu especial com chocotones, lembranças corporativas e um belo presépio de chocolate.

“Os clientes estão super encantados com o presépio de chocolate! Já tenho várias encomendas”, disse Thamires.

Além de seu trabalho na confeitaria, Thamires ministra cursos online e já capacitou mais de 700 alunos em mais de 15 países, colecionando histórias inspiradoras de superação ao redor do mundo.

Para conhecer mais sobre seu trabalho e fazer encomendas, os interessados podem acompanhar sua página no Instagram e entrar em contato pelo WhatsApp. Ela realiza entregas em Altônia, Umuarama, Iporã, Pérola e Cafezal.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais