Paraná

Advogada de Altônia cria seu próprio negócio na confeitaria para conciliar carreira e maternidade

A moradora de Altônia, Thamires Ratti, de 31 anos, mãe de dois meninos – um de 13 e outro de 7 anos – e aguardando a chegada do terceiro, encontrou na confeitaria uma forma não apenas de gerar renda, mas também de conciliar a maternidade. Anteriormente exercendo a advocacia, percebeu que o trabalho consumia muito do seu tempo, afastando-a do crescimento de seu filho mais velho. Foi durante a gravidez deste segundo filho que ela decidiu mudar de carreira.

“A minha veia empreendedora sempre foi muito forte. Poder ficar em casa cuidando dos meus filhos enquanto trabalho e ganho dinheiro foi o que me levou a escolher a confeitaria como profissão.”

Antes de se encontrar na confeitaria, Thamires trabalhou como maquiadora, porém, a rentabilidade não foi tão atrativa. Assim, voltou-se para a culinária, um hobby que sempre lhe agradou.

“Eu tinha uma boa renda como advogada, mas não conseguia mantê-la como maquiadora, pois o inverno diminuía bastante o número de clientes. Então, durante esses meses mais parados, eu vendia caldos e sopas. Sempre adorei cozinhar e vi ali uma oportunidade de ganhar dinheiro quando não tinha clientes”.

Com o passar do tempo ela notou que a confeitaria seria o seu verdadeiro caminho. Foi nesse momento que ela se concentrou em estudar e cuidar da família.

“Nesse momento, eu dependia financeiramente do meu esposo, o que eu não consigo. Assim, em 2020, um pouco antes da pandemia, decidi fazer ovos de Páscoa para juntar dinheiro e poder estudar mais”.

Inicialmente sua meta era vender 50 ovos de Páscoa, algo que ela considerava impossível, já que nunca havia trabalhado com chocolate. No entanto, persistiu nos estudos, adquiriu ingredientes de qualidade e fez o melhor que pôde.

“Aos poucos, alguns clientes surgiam, provavam e adoravam. Com o início da pandemia, acredito que as pessoas ficaram mais propensas a consumir doces em casa… e as vendas começaram a aumentar”.

Durante a semana da Páscoa, Thamires trabalhou incansavelmente, chegando a dormir às 2h e acordar às 6h para atender a todos os pedidos. No domingo de Páscoa, ao calcular suas vendas junto com o marido, percebeu que havia vendido mais de 300 ovos.

“No pós-Páscoa, recebi várias mensagens de clientes querendo doces, qualquer que fosse. A partir daí, precisei me reinventar diariamente. Senti que foi Deus me mostrando o caminho para trabalhar sem abrir mão de estar integralmente com minha família”.

Foi nesse período que ela estabeleceu a ChocoRatti e desde então, ao longo do ano, produz bolos exclusivos para festas, fatias e uma variedade de chocolates, incluindo bombons e barras recheadas. Agora, para o Natal, preparou um menu especial com chocotones, lembranças corporativas e um belo presépio de chocolate.

“Os clientes estão super encantados com o presépio de chocolate! Já tenho várias encomendas”, disse Thamires.

Além de seu trabalho na confeitaria, Thamires ministra cursos online e já capacitou mais de 700 alunos em mais de 15 países, colecionando histórias inspiradoras de superação ao redor do mundo.

Para conhecer mais sobre seu trabalho e fazer encomendas, os interessados podem acompanhar sua página no Instagram e entrar em contato pelo WhatsApp. Ela realiza entregas em Altônia, Umuarama, Iporã, Pérola e Cafezal.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

19 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

45 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

57 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais