Fotos: Danilo Martins/OBemdito
O compromisso com a saúde e o bem-estar é central na profissão de enfermagem e representa um papel vital no Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa). Visando destacar essa relevância, foi instalada a primeira Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), que assumiu suas funções nesta segunda-feira (4) e atuará nos próximos três anos.
Na cerimônia estiveram presentes Jociandra Faustino, secretária da Câmara Técnica de Instrumentalização das Comissões de Ética de Enfermagem (CTICEEN) e membro do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR); e Leandro da Silva, coordenador da CTICEEN, representando o Coren-PR de Curitiba.
Jociandra explicou: “Viemos esclarecer sobre o papel da câmara técnica e das CEEs, seus principais objetivos na instituição e destacar que a comissão não tem caráter punitivo, mas orientador e, principalmente, de apoio aos profissionais”.
Por sua vez, Leandro enfatizou a importância desse momento: “Como coordenador da CTICEEN, estou aqui para empossar os membros da comissão. Este é um marco, a formação da 1ª Cee do Insa, um ponto de partida para as próximas. É essencial que os profissionais recebam essa orientação, pois, geralmente, as infrações ocorrem por desconhecimento do código de ética”.
A CEE, representativa do Coren-PR, é um órgão permanente com funções educativas, fiscalizadoras e consultivas no âmbito ético e legal da prática de Enfermagem no Insa, abrangendo as áreas de assistência, ensino, pesquisa e administração.
Isabela Della Bella Moraes, enfermeira e nova presidente da CEE, expressou suas expectativas: “Espero que possamos aprimorar o trabalho no Insa, promover interação interpessoal, melhorar a comunicação e resolver os problemas. Que estes três anos sejam produtivos e que a comissão seja vista como um elemento agregador para o hospital”.
A composição para o triênio 2023/2026 da CEE é formada por Isabela Della Bella Moraes como presidente, a secretária Eliane de Souza Amorin, membros efetivos e suplentes.
A CEE tem como responsabilidades divulgar o código de ética da categoria e normas disciplinares, representar o Coren-PR na instituição, orientar a equipe de enfermagem para uma assistência de qualidade em conformidade com os princípios éticos, entre outras atribuições, como:
A atuação educativa e orientadora da CEE visa conscientizar os profissionais de Enfermagem e contribuir para a melhoria contínua dos serviços, respeitando sempre a legislação vigente.
O crime aconteceu dentro de um restaurante onde a vítima almoçava
Edital oferece mais de 100 vagas imediatas e cadastro de reserva para unidades do Samu…
Homem foi retirado pela segunda vez de torre de telefonia na Rua Paranapanema
Motorista conseguiu fugir por uma área de pastagem
Motorista foi preso em Guaíra após agentes localizarem 2.590 quilos da droga; carreta seguia para…
PMG também confirmou pagamento da segunda parcela do 13º salário
Este site utiliza cookies
Saiba mais