Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Prefeitura oferece exames de próstata grátis na UBS da Unipar sede

500 exames foram disponibilizados neste sábado (2) na UBS Centro de Saúde Escola

Foto: Assessoria PMU
Prefeitura oferece exames de próstata grátis na UBS da Unipar sede
Redação
OBemdito
2 de dezembro de 2023 07h59

Reconhecidamente um dos principais urologistas do Paraná, Dr. Alberto Santiago Mendes Tomé, médico da Uopeccan, professor universitário e especialista em cirurgia robótica pelo Hospital Albert Einstein, é voluntário na Campanha Novembro Azul, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com apoio de sua equipe e de profissionais da UBS Centro de Saúde Escola, o médico vai disponibilizar 500 exames de toque retal grátis em ação que acontece neste sábado (2) na unidade de saúde que fica na sede da Unipar (Universidade Paranaense).

Aliado ao PSA (antígeno prostático específico), o exame de toque retal é o mais importante na identificação de quaisquer alterações que possam indicar câncer de próstata. “Teremos total apoio de acadêmicos e professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unipar. A cada ano conseguimos excelente adesão e neste terceiro ano em que realizamos esta ação, esperamos repetir o sucesso de anos anteriores”, registrou Dr. Tomé.

Diferente das mulheres, os homens são reticentes em procurar um médico para fazer a prevenção. Então a campanha foi criada para oferecer, de forma facilitada, num só local, os exames para rastreio de câncer de próstata. O urologista sempre reforça que 71 mil casos de câncer de próstata serão registrados no Brasil. “Este é o segundo tipo de câncer que mais mata homens e a boa notícia é que até 90% dos casos têm boas chances de cura se descobertos no início. Por isso é tão importante que homens acima dos 50 anos façam os exames”, alerta.

Sem medo, sem preconceito

O médico explica que grande parte dos homens evitem os exames por preconceitos e mitos. Mas garante que os exames de rastreio são muito mais simples do que se possa imaginar. “O PSA é um exame de sangue simples. Já o toque retal – tão temido pelos homens – é um exame físico que dura no máximo 15 segundos. Eles se complementam e permitem que a gente identifique alterações”, explica.

Serviço – Novembro Azul 

Campanha de prevenção do câncer de próstata – Data: 02/12 (sábado) – Horário: das 8h ao meio-dia – Local: UBS Centro de Saúde Escola (Unipar sede) – Praça Mascarenhas de Moraes n° 4282 – Custo: grátis.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<