Foto: Assessoria PMU

Saúde

Novembro Azul: Servidores da Prefeitura fazem exame de sangue em ação pela saúde do homem

Foto: Assessoria PMU
Novembro Azul: Servidores da Prefeitura fazem exame de sangue em ação pela saúde do homem
Redação
OBemdito
30 de novembro de 2023 20h24

Investir na qualidade de vida dos servidores municipais é também atribuição da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração. E aproveitando o Novembro Azul, o setor organizou uma ação especial na manhã desta quinta-feira (30), oferecendo exames de análises clínicas a todos, em referência ao mês de atenção à saúde do homem.

Alexandre Faker Ribeiro, diretor de RH, relata que a atividade, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Laboratório São Francisco, foi pensada exatamente com a intenção de cuidar da saúde do servidor, dando a oportunidade de realizar uma bateria de exames gratuitos.

“Os homens são menos propensos a buscar por consultas médicas e a realizar exames, desta forma, com a vinda dos profissionais do laboratório até aqui o Paço Municipal, acreditamos que muitos vão aproveitar essa oportunidade”, comentou.

Ele acredita que entre 80 e 100 servidores devem realizar os exames, que vão desde um hemograma completo, até a situação hormonal, tireoide e o PSA (Antígeno Prostático Específico) para monitoramento do câncer de próstata. “Quando realizamos campanhas de vacinação, por exemplo, sempre temos uma adesão acima de nossas expectativas e nosso desejo é que nesta ação também tenhamos um bom público”, observou.

A coleta de sangue para os exames foi feita em sala especialmente adequada para receber os servidores, em trabalho realizado pela biomédica Tatiana Rech e pelo farmacêutico-bioquímico Robson Nakano, do Laboratório São Francisco. “Os resultados dos exames ficam prontos já na próxima semana e serão entregues na Secretaria de Saúde, que irá cuidar da distribuição dos envelopes”, explicou Tatiana.

Entre os homens que aderiram à campanha foi o secretário municipal de Agricultura, João Megda, que elogiou a ação. “Não imaginava que haveria essa coleta de sangue aqui na Prefeitura e achei muito importante. A correria do dia a dia faz a gente ir adiando e deixando de fazer os exames de rotina para depois. Parabéns a todos os profissionais envolvidos nessa ação”, afirmou.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<