Paraná

Cruzeiro do Oeste: consulta pública no Colégio Anchieta define modelo cívico-militar para 2024

Uma audiência pública realizada durante dois dias definiu o novo modelo de ensino do Colégio Anchieta, em Cruzeiro do Oeste. Com 388 votos favoráveis, 44 contrários e 1 voto nulo, a comunidade estudantil decidiu adotar, a partir de 2024, o ensino cívico-militar. A votação finalizou às 22h desta quarta-feira (29).

Após o término da consulta, o diretor do Colégio, professor Pedro Luiz Moreira, agradeceu à participação da comunidade estudantil e afirmou que agora será necessária a formalização da escolha. “Quero agradecer a todos que participaram desta consulta pública. Agora, aguardaremos os próximos passos da Secretaria [de Educação do Estado] para a formalização desse resultado,” afirmou.

Conforme a vereadora Rosy Anne Bertocco, que também é professora do colégio, o resultado mostra que o modelo de ensino foi muito bem aceito na cidade, que já conta com um colégio na mesma modalidade. “Foi um sistema que deu muito certo, porque, além de promover a cidadania, também proporciona maior segurança para os alunos e respeito aos professores. Teremos três monitores que são policiais da reserva. Acho que a questão da segurança e do resgate de valores foi o que mais chamou atenção da comunidade,” afirmou a OBemdito.

Ainda segundo ela, o processo para a escolha do colégio contou com o trabalho da prefeita Helena Bertoco e também da chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Gilmara Zanata. A votação contou com a participação de pais de alunos matriculados na instituição e também com alunos maiores de 16 anos. O processo teve início na manhã de terça-feira (27). O Colégio Anchieta está localizado na Avenida Venceslau Braz, 356, próximo ao Fórum de Cruzeiro do Oeste.

O resultado final será oficializado no próximo dia 5 de dezembro em todas as escolas do Paraná onde houve a consulta pública.

Cívico-militar

O modelo de colégio cívico-militar combina elementos da gestão civil (corpo docente atualmente utilizado pelo colégio) e a presença de profissionais militares da reserva na administração e rotina da instituição. A integração entre os dois tipos de esfera foi instituída no Paraná em 2020 e atualmente 194 colégios seguem o modelo, incluindo em Umuarama.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

12 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

12 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

12 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

13 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

13 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais