Programa Polícia Civil na Comunidade encerra atendimentos em Umuarama nesta sexta-feira
Os atendimentos acontecem no campus III da Unipar, das 9h às 17h
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) estará oferecendo serviços de polícia judiciária e orientações à população de Umuarama, através do programa PCPR na Comunidade. Os atendimentos terminam nesta sexta-feira e estão acontecendo no campus III da Unipar, das 9h às 17h.
Na quarta e na quinta-feira (dias 21 e 22), muitas crianças estiveram usufruindo dos serviços, principalmente no setor de confecção de carteira de identidade. Elas foram levadas até o PCPR na Comunidade através de uma parceria feita com a Secretaria de Educação, que viabilizou a ida dos alunos de escolas da rede municipal até o local. As crianças também participam de atividades lúdicas e recebem brindes, como balões e adesivos.
Além disso, muitas pessoas procuraram os serviços ofertados para fazer a confecção da 1ª e 2ª via (renovação) do RG. Para a comunidade em geral é necessário agendar o atendimento através de alguma unidade do CRAS (confira abaixo os endereços dos CRAS em Umuarama).
De acordo com Gabrielle Sversut, da assessoria do PCPR na Comunidade, a participação da população está dentro do esperado. Ela informou que a maioria dos integrantes da equipe do programa são provenientes de Curitiba.
O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, disse a OBemdito que o programa foi criado há mais de um ano com o objetivo de levar os serviços da Polícia Civil do Paraná onde as pessoas mais precisam. “É uma forma de os policiais civis saiam de dentro das delegacias e dos postos de identificação para levar cidadania ao paranaense”, explicou.
Goes acrescentou que “em Umuarama não foi diferente. Nós pudemos levar serviços de confecção de carteira de identidade, confecção de boletins de ocorrência, orientações para a população sobre a prevenção de crimes, solicitação de atestados de antecedentes criminais e também uma interação muito proveitosa com o público infantil. As crianças, através de atividades lúdicas, sendo educadas para ter uma vida mais segura e para que nós possamos construir uma segurança pública duradoura”.

SOLICITAÇÃO
Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site da PCPR.
Os interessados em confeccionar a carteira de identidade, deverão realizar o agendamento prévio, presencialmente, junto a uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social em Umuarama, localizado nos seguintes endereços:
CRAS 1: Rua Sagrada Família 3383 Parque Dom Pedro II
CRAS 2: Rua Frei Caneca 2811
CRAS 3: Avenida Parigot de Souza 3001 na Rua Sagrada Família, 3383 – Parque Dom Pedro II, Umuarama
No evento não serão atendidos menores de 2 anos e maiores de 60 anos. Esses grupos possuem atendimento preferencial no posto de identificação da PCPR e não precisam passar por agendamento prévio. A emissão das segundas vias de carteira de identidade será isenta de custos para os interessados e não será preciso apresentar nenhum comprovante de vulnerabilidade social.

Para a confecção do documento é obrigatório
Para solteiros ou em união estável:
-Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada em cartório, devendo estar em bom estado sem rasuras.
-Número do CPF
Para casados ou viúvos:
-Certidão de casamento original ou cópia autenticada em cartório, devendo estar em bom estado sem rasuras.
-Número do CPF
Para desquitados, separados ou divorciados:
-Número do CPF
-Certidão de Casamento com averbação original ou cópia autenticada em cartório, devendo estar em bom estado sem rasuras.
Documentos Opcionais:
• Tipo sanguíneo e fator RH – é necessário apresentar o resultado de exame laboratorial, a caderneta de vacinação e outros documentos similares contendo os dados do requerente, assinatura e registro no órgão de classe específico do profissional responsável pelo exame laboratorial ou pela emissão documento.
• Condições Especiais de Saúde: Apresentar Atestado Médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição particular de saúde.
• Inclusão dos símbolos referentes aos casos de pessoas com deficiência: apresentar documentação comprobatória, nos casos de deficiência evidente, exclui-se a necessidade da apresentação de documento comprobatório.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
(Reportagem: OBemdito e Assessoria PCPR)





