Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Hemonúcleo de Umuarama está enfrentando uma carência de doações de sangue O- e A- para repor as bolsas utilizadas. “Estamos com dois pacientes utilizando muito, não tem nem na região, todas as unidades estão com dificuldade de manter o estoque dessas duas tipagens sanguíneas”, disse o diretor Cláudio Francisconi.
Claúdio também explicou que diariamente o Hemonúcleo precisa de 35 doadores para manter o estoque abastecido. Ele enfatizou que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e é importante notar que o Hemonúcleo presta serviços a 21 municípios da região.
A equipe do Hemonúcleo assegura que nenhum tipo sanguíneo deve faltar e têm buscado bolsas em Paranavaí, Campo Mourão e Maringá. Todas as doações contribuem para manter o estoque e salvar vidas.
“Umuarama é um polo regional, muitas pessoas da região vêm até Umuarama em busca de tratamento de saúde, então nossa demanda é muito alta. Por isso, precisamos da colaboração da população”, resaltou.
Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.
Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. O Hemonúcleo em Umuarama está localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.
Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja
Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Este site utiliza cookies
Saiba mais