Foto: Danilo Martins/OBemdito

Política

Zeca Dirceu destaca financiamento federal para empreendimentos turísticos privados

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Zeca Dirceu destaca financiamento federal para empreendimentos turísticos privados
Jaqueline Mocelin
OBemdito
22 de novembro de 2023 10h03

Durante visita a Umuarama na tarde da última terça-feira (21) o deputado estadual Zeca Dirceu (PT) participou da inauguração do Centro de Eventos e aproveitou a oportunidade para falar sobre o Fungetur (Fundo Geral de Turismo).

Trata-se de um financiamento especial, operado pelo Ministério do Turismo, e voltado especificamente para empreendimentos turísticos privados. “É um fundo de financiamento do setor privado, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, quem trabalha com transporte, qualquer coisa do setor privado que seja relacionada com o turismo tem agora carência que pode chegar a 5 anos para começar a pagar, juros bastante reduzidos, na casa de 8% ao ano”, ressaltou o deputado.

Zeca acompanhou em Umuarama o ministro do Turismo, Celso Sabino, e aproveitou para destacar a importância do novo Centro de Eventos do município. “Esse espaço aqui vai ser utilizado para muitas atividades”. Entre elas, o parlamentar apontou a possibilidade de feiras da indústria, encontros políticos, eventos culturais e até mesmo a formatura da primeira turma de Medicina da Unipar.

MTUR ITINERANTE

Na manhã de terça-feira, em Cascavel, o ministro Celso Sabino realizou mais uma edição do “MTur Itinerante”. A iniciativa do Ministério do Turismo tem como objetivo expor os programas da Pasta para o fortalecimento do turismo na região e o desenvolvimento sustentável do setor.

Entre as ações apresentadas estava o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que possibilita financiamentos com condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados.

“São condições bastante diferenciadas no mercado para que os empreendedores das cidades do Oeste do Paraná tenham a possibilidade de viver esse novo momento do turismo, que o governo federal e o governo do estado estão pretendendo fazer no estado do Paraná!”, disse Sabino.

Operado pelo Ministério do Turismo, o Fungetur proporciona o financiamento de obras, aquisição de equipamentos ou utilização para capital de giro. Para ter acesso à linha de crédito, a empresa deve estar devidamente inscrita no Cadastur.

O financiamento contempla diversos setores, entre eles, meios de hospedagens, agências de viagens, empresas de transportes turísticos, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, bares e estabelecimentos similares.

O Ministro do Turismo durante visita a Umuarama – Foto: Danilo Martins/OBemdito

FUNGETUR

O Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur) é um fundo especial de financiamento vinculado ao Ministério do Turismo com orçamento específico, dispondo de patrimônio próprio e autonomia financeira e orçamentária, tendo por finalidade o fomento e a provisão de recursos para o financiamento de empreendimentos turísticos considerados de interesse ao desenvolvimento do turismo nacional, bem como o suporte financeiro no desenvolvimento de políticas públicas de fomento à atividade turística. 

O Fungetur estrutura-se em política de financiamento cujas operações são realizadas por intermédio de agentes financeiros credenciados, mediante celebração de contrato administrativo com este Ministério do Turismo para ofertarem nossas linhas de crédito para os empresários do setor turístico nacional. 

As linhas do fundo abrangem os financiamentos privados em capital fixo, as obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, bens e capital de giro.

Estão habilitadas a realizar operações de financiamento com os recursos do Fungetur os prestadores de serviços turísticos e as sociedades empresárias a que se refere o art. 21 da Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, desde que estejam inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. Saiba mais sobre o Fungetur aqui.

(Reportagem: OBemdito e Ministério do Turismo)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<