Paraná

Júri condena padrasto acusado de assassinar Haislaine Lima Barbosa a 30 anos de prisão

O julgamento de Edson Silvano Cruz, 48 anos, ocorreu na última quarta-feira (8) resultando em sua condenação a pena máxima de 30 anos de prisão em regime fechado. A maioria dos jurados decidiu por sua condenação, levando em consideração os pedidos apresentados pela promotoria do Ministério Público. Ele foi condenado por homicídio qualificado, feminicídio e motivo torpe. 

O caso está relacionado com o assassinato Haislaine Lima Barbosa, de 21 anos, em 9 de novembro de 2022, em Cidade Gaúcha. Durante o depoimento do acusado, que foi gravado pelo delegado, ele confessou ter cometido um homicídio brutal, desferindo cinco facadas em sua enteada.

OBemdito conversou com o pai da vítima, Dircel de Oliveira, que compartilhou seus sentimentos sobre o julgamento. “Foi muito doloroso como pai ouvir tudo aquilo que aconteceu, a frieza do assassino, que negou, contou muitas mentiras, disse que tinha um amor de pai por ela e negando que tinha cometido aquela brutalidade. Ele pegou pena máxima. Foi um sentimento de que a justiça dos homens foi feita, mas nada trará minha filha de volta”, relatou.

Ainda segundo Dirceu durante o julgamento um vizinho testemunhou afirmando ter escutado um grito sendo abafado no exato momento em que o crime aconteceu.

O pai morava em Mato Grosso do Sul na época do crime e recebeu a notícia de que sua filha havia sido esfaqueada e estava no hospital enquanto chegava em Cidade Gaúcha para visitar a família.

Familiares e amigos da vítima expressaram sua indignação em frente ao forum, pendurando faixas com os dizeres “O luto virou luta! Queremos justiça. Eterna Haislaine” e “5 facadas e a intenção não era matar?”. Protestos no local exigiam justiça.

Entenda o caso

Haislaine Lima foi vítima de feminicídio em 9 de novembro de 2022, em Cidade Gaúcha, com cinco golpes de faca. Inicialmente, o padrasto, Edson Silvano Cruz, afirmava tê-la encontrado nessas condições, mas as investigações revelaram que ele próprio a havia esfaqueado.

Diante das evidências, o acusado admitiu que o crime foi motivado por um episódio de assédio sexual, no qual tocou as nádegas de Haislaine, que reagiu rejeitando a situação e assumindo uma postura defensiva. Com medo de ser denunciado ele pegou uma faca na cozinha, atacou a jovem, depois a lavou a arma e a guardandou em uma gaveta. No momento do crime eles estavam sozinhos na casa.

O delegado responsável pelo caso na época, observou contradições nas respostas do acusado, aumentando as suspeitas. As imagens de uma câmera de segurança foram cruciais para a rápida resolução do caso, mostrando o padrasto entrando sozinho na casa, eliminando a possibilidade de envolvimento de terceiros.

Haislaine era mãe de um menino chamado Matheus, de 4 anos, e continua sendo lembrada e homenageada por seu marido, Everton Vinicius Diniz, familiares e amigos em suas redes sociais.

Fotos: Arquivo pessoal
Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Motociclista que caiu de viaduto em Umuarama sofreu fraturas no fêmur e na pelve

Um grave acidente aconteceu em Umuarama neste sábado (20), quando um motociclista caiu do viaduto…

53 minutos ago

Panetones decorados transformam a mesa de Natal em cenário de puro encanto

Os panetones já são bons e cheios de significados, imagine decorados com motivos natalinos! A invenção é da arquiteta…

2 horas ago

Umuarama Futsal acerta a contratação de Vinicius Zarpellon, pivô que jogava no Atlântico

O Umuarama Futsal anunciou a contratação do pivô Vinicius Zarpellon na última sexta-feira (19). O…

2 horas ago

Conselhos aprovam política de educação integral em Cruzeiro do Oeste

Cruzeiro do Oeste deu um passo relevante para o futuro da educação pública. A Política…

3 horas ago

Condutor perde controle do veículo e invade ginásio de esportes em Cruzeiro do Oeste

O condutor de um veículo perdeu o controle da direção e invadiu o ginásio de…

4 horas ago

Motociclista passa reto, bate em mureta e cai do viaduto do Gauchão, em Umuarama

Um motociclista ficou ferido após cair do viaduto do posto Gauchão, na rodovia PR-323, trecho…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais