Fotos: PMU
A Companhia de Teatro Encena, da Fundação Cultural de Umuarama, acaba de ser premiada na 16ª edição do Festival de Teatro de Pinhais, um dos mais importantes do Paraná. O espetáculo ‘Buuh’ ficou em primeiro lugar em ‘Melhor Caracterização’. No elenco, 15 artistas umuaramenses, que venceram na categoria amadora.
O diretor e roteirista Vinicius Guerra conta que a peça estreou em junho, em montagem especial para comemorar o aniversário de 68 anos de Umuarama. “Estávamos competindo em várias categorias, mas vencer na categoria com a melhor ‘caracterização’ tem um sabor a mais, já que esse termo é bastante abrangente e profundo, pois são levados em conta não só a técnica teatral, mas analisa questões como expressão corporal e gestual, maquiagem, composição cênica, entre outros elementos”, detalha.
Ele prossegue observando que em se tratando de ‘caracterização teatral’, o termo abrange muito mais do que a maquiagem, o figurino e os adereços que são utilizados pelos atores. “[A caracterização teatral] está dentro do processo que o ator ou atriz está desenvolvendo, estabelecendo ligações com o cenário, as luzes e outros elementos de uma encenação: é um processo que inclui figurino, maquiagem, adereços e recursos corpóreo-vocais do ator, tudo totalmente interligado no espetáculo”, define.
‘Buuh’ é uma obra inédita e autoral – de Vinícius Guerra – que conta a história de Bruno e seus fantasmas. “Uma metáfora sobre os medos e como lidar com os grandes vilões das nossas próprias histórias. O tema encantou o público de Umuarama, passou por diversos municípios da região e foi selecionada para participar do Festival de Pinhais”, relata.
Para o diretor, o prêmio vem para coroar o trabalho realizado na Fundação Cultural na área do teatro e para dar ainda mais foco aos talentos locais. “Os artistas se preparam agora para outros festivais que se aproximam e para uma estreia ainda em 2023 com outra trama inédita. Parabéns a todos os atores e o nosso muito obrigado ao prefeito Celso Pozzobom, que nos deu apoio e incentivo para que pudéssemos ir a Pinhais”, registrou.
(Com informações assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais