Umuarama

Chuvas causam prejuízos nas lavouras da região de Umuarama; perdas ainda não foram contabilizadas

As chuvas intensas que caíram nas duas últimas semanas provocaram prejuízos e perdas consideráveis nas lavouras de Umuarama e região. As médias históricas para o mês de novembro foram superadas pelas registradas em anos anteriores. Na capital do Noroeste, por exemplo, houve um registro de 227 milímetros de chuva em três dias, superando a média histórica para o mesmo período, que é de 187 mm. O maior volume, no entanto, foi registrado em Iporã, onde choveu 250 milímetros.

Toda essa chuva está causando problemas nas lavouras de soja, mandioca, milho forragem e hortifruti, que já estão plantadas. Acredita-se que as maiores perdas tenham sido registradas nas cidades de Francisco Alves, Iporã e Brasilândia do Sul, devido ao fato dessas regiões serem compostas por terras vermelhas.

Segundo o diretor de economia rural do núcleo regional de Umuarama do Deral (Departamento de Economia Rural), Ático Luiz Ferreira, ainda não é possível saber qual é a estimativa de perdas, uma vez que os engenheiros do órgão ainda não conseguiram ir a campo para fazer o levantamento nas propriedades. “Cada propriedade apresenta uma situação única, mas possivelmente na próxima semana teremos uma visão mais clara disso e poderemos apresentar uma estimativa de perdas,” afirmou.

O engenheiro da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Tiago Nascimento, também destaca que ainda não há dados precisos sobre os estragos. De acordo com ele, inicialmente houve alguns problemas que poderão resultar em uma queda de produtividade.

“Com base no que estamos observando, as perdas não serão tão acentuadas. Em Umuarama, tivemos alguns problemas pontuais que ainda estamos avaliando. Já na região, a situação foi um pouco mais crítica,” afirmou.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

11 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais