Colunistas

Como a leitura e o engajamento em atualidades podem ajudar na hora de fazer uma redação

Como a leitura e o engajamento em atualidades podem ajudar na hora de fazer uma redação
Legare Filho
OBemdito
26 de julho de 2021 17h53

A partir do ingresso no ensino médio, ou seja, a partir do momento em que um aluno entra no primeiro colegial, a dinâmica de seus dias muda um pouco.

As coisas passam a ficar mais sérias e cada vez mais fica explícito o foco que os ensinos médios hoje em dia, sobretudo em escolas particulares, possuem no vestibular e no sucesso na hora de entrar na faculdade.

Logo, este momento pode trazer uma grande carga de responsabilidades, pressão e expectativas sobre estes alunos, ainda mais pelo fato de precisarem escolher, tão cedo, o que irão fazer pelo resto de suas vidas.

Como se sair bem no vestibular com tanta coisa em mente? Muitos especialistas, cursinhos e professores já renomados argumentam que o mais importante na hora da prova é o preparo, tanto físico quanto mental.

Ainda, além do preparo, existem alguns pontos essenciais a se considerar na hora da prova que podem garantir a entrada em uma universidade.

Um destes pontos, talvez o de maior relevância para a sua nota final, é a redação presente ao final das provas de vestibular. 

A redação é responsável pela maior parte dos pontos de um aluno na segunda fase do vestibular, então é seguro dizer que, um aluno que não escrever uma boa redação tem suas chances de sucesso reduzidas significativamente.

Pensando nisso, hoje iremos ver alguns pontos importantes para estruturar uma redação e para começar a pensar no esqueleto de uma redação pronta para qualquer tema que seja, a partir de pontos estruturais ao longo do texto.

Dissertações argumentativas e a necessidade de se manter informado

Existem diversos gêneros literários e textuais dentro da literatura e da escrita. É possível de se observar isso através de obras clássicas da literatura mundial e a forma como são estruturadas.

Existem clássicos poemas, prosas, poesias, ensaios que remetem aos tempos de Roma Antiga e inúmeros outros formatos textuais.

Contudo, quando o assunto é vestibular, o foco deve ser direcionado especificamente para as dissertações argumentativas.

Logo, é essencial ressaltarmos alguns pontos importantes e dicas que podem garantir a escrita de uma ótima redação de vestibular.

  1. Sempre estar lendo, sobretudo notícias
  2. Ter em mente as possíveis implicações do tema
  3. Dividir a dissertação em: introdução, desenvolvimento e conclusão
  4. Evitar uso de frases e expressões coloquiais e gírias
  5. Fugir da argumentação baseada no senso comum
  6. Evitar dirigir-se diretamente ao leitor
  7. Sempre utilizar da terceira pessoa ao longo da dissertação
  8. Fugir de provérbios e frases populares batidas
  9. Ser direto e objetivo
  10. Escrever um texto conciso e coeso
  11. Relacionar os três tópicos de seu texto

Ainda, é essencial reforçar o papel da leitura e da busca por informações em fontes confiáveis e que possuem renome acadêmico, pois os argumentos usados na dissertação devem ser embasados em fatos e dados.

Logo, os dados presentes em sua dissertação devem vir de fontes confiáveis que realizam um trabalho de pesquisa imparcial.

Contexto atual e possíveis temas de redação

Como foi dito anteriormente, um dos pontos mais importantes para se desenvolver uma boa dissertação são os argumentos e dados que serão utilizados para defender o ponto de vista frente ao tema da redação.

E o desenvolvimento de argumentos, por sua vez, depende intrinsecamente da leitura, sobretudo de notícias e o que vêm acontecendo no mundo nos últimos meses.

Pensando nisso, é essencial também vermos possíveis temas de relevância que possam aparecer nos vestibulares desse ano e dos anos seguintes.

  • Acesso à internet e educação remota
  • Evasão escolar e domiciliar
  • População em situação de rua
  • Proteção da infância e adolescência no Brasil
  • Saúde e medicina preventiva
  • Sedentarismo na vida da população
  • Superexposição aos recursos digitais e a Internet
  • Infraestrutura e saneamento básico
  • Saúde mental em um contexto de pandemia e isolamento

Vale lembrar, também, que a maior parte dos temas citados aqui é movido pelo contexto de pandemia que vivemos atualmente.

A saúde mental em tempos de isolamento, o sedentarismo devido à inacessibilidade em academias e outros locais públicos de práticas de esportes, a exposição da população de rua ao COVID-19.

A pandemia que estamos vivendo impactou severamente diversos setores da sociedade e impactou mais ainda classes específicas da sociedade. Portanto, é de se esperar que este contexto esteja presente na maior parte das provas de redação.

Conclusão

Por fim, o mais importante fator para escrever uma boa dissertação é a leitura e a calma na hora de realizar a prova de vestibular.

Além disso, estar engajado em tudo que anda acontecendo atualmente, desde o campo político até o campo da saúde pode ser um diferencial na hora de fazer a redação.
Logo, não fique parado e passe a assistir telejornais, ler notícias e buscar se informar, pois a prova de redação, especificamente a prova do ENEM, não perdoa os não-leitores.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.