Foto: Assessoria Câmara
A Câmara de Vereadores de Umuarama discutiu 4 projetos na sessão ordinária desta segunda-feira (30). Aparte, diversos outros assuntos foram discutidos e deliberados. Também houve a publicação de diversos requerimentos, assim como demais tratativas relativas ao processo legislativo.
Inicialmente foi debatido o Projeto de Lei 091/2023 prevendo a implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, assinado pelo Poder Executivo, o qual, na pessoa do Prefeito Celso Pozzobom, justifica que a iniciativa “é fundamental garantir a clareza e transparência em todas as ações implementadas ou em processo de formatação pelo Município, visando constantemente o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.
Nesse sentido, a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação tem analisado alternativas que promovam o desenvolvimento de forma sustentável e igualitária, buscando abranger todas as camadas da sociedade em suas diversas vertentes”.
O texto, aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação, ressalta que, o Projeto de Lei 091/2023 visa justamente estabelecer essa base legal e normativa, que possibilitará a implementação e o fortalecimento de iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico de forma sustentável, inclusiva e equitativa.
Também voltado ao desenvolvimento econômico, o segundo conteúdo em pauta, Projeto de Lei 092/2023 (Poder Executivo), trata dos Mecanismos de Fomento no âmbito do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico em relação à alienação de imóveis.
O texto, aprovado por unanimidade em primeira discussão, propõe a revisão de leis vigentes, assim como a revogação das Leis nº 4.208 de 27 de julho de 2017, da Lei nº 4.638 de 1º de março de 2023 e do Art. 12 da Lei Municipal nº 4.561 de 9 de agosto de 2022.
A propositura é embasada ainda pelas orientações do Ministério Público do Estado do Paraná. Com sua aprovação, espera-se consolidar e otimizar mecanismos favoráveis para o desenvolvimento econômico sustentável e a atração de novos investimentos para a região.
O vereador Ronaldo Cruz Cardoso assina o Projeto de Lei Ordinária 90/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar serviços de adequação nas vias de acesso a chácaras de lazer e sítios de recreio. Com seis artigos, o conteúdo estabelece a autorização para a realização desses serviços, incluindo a execução de abertura, conservação e recuperação de estradas e servidões de passagem, além da terraplanagem, patrolamento, cascalhamento e britagem dessas vias. Também prevê que, mediante justificativa adequada, o Poder Executivo possa realizar esses serviços outras áreas, cabendo ao mesmo disciplinar, por meio de Decreto Municipal, a forma e os critérios para a execução desses serviços.
Ainda em pauta, o Projeto de Decreto Legislativo 20/2023, de autoria do vereador Ednei do Esporte, concedendo o título de cidadão honorário a Bruno Vinicius Vanço. Conforme o autor da propositura, Bruno Vanço é natural de Umuarama e é um apaixonado pelo futsal desde a infância.
Aos 15 anos, já dividia sua rotina entre o colégio e as quadras do Ginásio Amário Vieira da Costa, onde começou a ajudar voluntariamente a equipe local em diversas tarefas. Com o tempo, suas habilidades administrativas e sua paixão pelo esporte o levaram a assumir funções de destaque em equipes profissionais, como supervisor e gerente administrativo do Jaraguá Futsal e supervisor técnico do Foz Cataratas.
Em 2022, Bruno chegou ao Corinthians, onde é responsável pelo planejamento e logística das equipes profissional e Sub-20. Em sua primeira temporada no clube, conquistou importantes títulos, como a Liga Nacional de Futsal e o Campeonato Paulista.
Além de sua carreira no esporte, o homenageado também tem acumula outro grande feito: é um aventureiro das estradas de motocicleta. Tornou-se o 15º brasileiro a conhecer 1000 cidades brasileiras sobre duas rodas e atualmente possui quase 1300 cidades registradas e homologadas no desafio de Fazedores de Chuva.
(Assessoria Câmara)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais