Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Chuvas de outubro superam média histórica em Umuarama e cidades da região

As chuvas acima da média registrada no Paraná têm causado transtornos em infraestrutura urbana e rural. De acordo com Ático […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Chuvas de outubro superam média histórica em Umuarama e cidades da região
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 31 de outubro de 2023 às 18h28 - Modificado em 1 de novembro de 2023 às 10h45
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Cupom Local
Porto Camargo

As chuvas acima da média registrada no Paraná têm causado transtornos em infraestrutura urbana e rural. De acordo com Ático Luiz Ferreira, economista da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Umuarama, neste mês de outubro já choveu 227 milímetros, superando a média histórica para o mesmo período que é de 187 mm no município.

Ático também relatou que, no período de quinta-feira (26) até domingo (29), foram registradas as seguintes quantidades de chuva em diferentes regiões: 60 mm em Umuarama, 250 mm em Iporã, 225 mm em Alto Piquiri, 180 mm em Francisco Alves e Mariluz.

“Esse volume de chuva causou grandes prejuízos. Os proprietários de lavouras ainda não conseguiram verificar completamente as perdas na região, devido à falta de trégua nas chuvas”, explicou Ático.

O governo do Estado já anunciou que trabalhará em parceria com os municípios para a recuperação da área rural do Paraná afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), da Defesa Civil e das prefeituras municipais estão realizando um levantamento das perdas que afetam a infraestrutura, especialmente relacionada ao tráfego, além da produção agropecuária.

As chuvas volumosas podem requerer replantio ou a reaplicação de adubo, aumentando os custos de produção nas áreas afetadas por esse manejo. Em outras regiões, o excesso de umidade do solo pode manter as raízes encharcadas, podendo ter impacto negativo na produção posteriormente.

Além disso, um ciclone extratropical em processo de formação no Rio Grande do Sul pode atingir o Paraná durante o feriado de Finados, que ocorrerá nesta quinta-feira (2/11). Há chances de rajadas de vento ao longo do dia e chuva intensa.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel