Umuarama

Mais de 6 mil pessoas já morreram na guerra entre Israel e Hamas

Mais de 6 mil pessoas morreram no conflito entre Israel e Hamas, conforme os últimos dados disponíveis.  Segundo o Ministério da Saúde do Estado da Palestina, o conflito deixou 4.651 mortos e 14.245 feridos na Faixa de Gaza. Em Israel, são 1,4 mil mortos, a maioria no ataque de 7 de outubro. 

Conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado no sábado (21), mais de 18 mil pessoas foram feridas, sendo a maioria de palestinos. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram que deixar as próprias casas por conta do conflito. 

Há duas semanas, o mundo acompanha a escalada da violência na guerra entre Israel e Hamas, no Oriente Médio. O atual conflito teve início com o mais grave ataque já promovido pelo grupo Hamas contra os israelenses, no dia 7 de outubro.

As ações, sem precedentes na história, foram realizadas por mar, ar e terra e envolveram ataques ao público que participava de um festival de música, invasão de comunidades em Israel, sequestro de reféns, deixando centenas de civis israelenses mortos e feridos. Em retaliação, Israel desencadeou forte operação de bombardeios à Faixa de Gaza, área com população majoritariamente palestina e controlada pelo Hamas.

Este é o conflito mais grave desde que Israel e o Hamas se enfrentaram por dez dias em 2021. O ataque do dia 7, que pegou Israel de surpresa, ocorreu um dia após os 50 anos da Guerra do Yom Kippur, conflito armado entre árabes, liderados pelo Egito e pela Síria, e Israel, em 1973, em disputa das terras perto do Canal de Suez.   

A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. Em diferentes momentos, guerras e ocupações, eles foram expulsos, retomaram terras, ampliaram as áreas e as perderam.

(Com informações da Agência Lusa)

Agência Brasil

Recent Posts

Alunos de Gastronomia da UEM escrevem livro com receitas de idosos do Lar Santa Faustina

A gastronomia se tornou uma ponte entre gerações no Câmpus Regional de Umuarama da Universidade…

8 minutos ago

Polícia Civil prende dois investigados por tentativa de roubo a micro-ônibus na PR-323

A Polícia Civil do Paraná cumpriu dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de…

31 minutos ago

Bonnie Tyler, voz de ‘Total Eclipse of the Heart’, morre aos 75 anos

Bonnie Tyler, intérprete de "Total Eclipse of the Heart", morreu aos 75 anos em Portugal.…

41 minutos ago

Motociclista foge da PM, é abordado e tem moto apreendida em Iporã

Motociclista sem CNH foge da Polícia Militar durante abordagem em Iporã. Veículo tinha débitos administrativos…

1 hora ago

Quinta-feira terá céu aberto, frio pela manhã e máxima de 24°C em Umuarama

A massa de ar frio e seco continua influenciando o tempo no Paraná nesta quinta-feira…

1 hora ago

Homem em surto é resgatado após ameaçar se jogar de telhado de igreja em Cruzeiro do Oeste

Homem é convencido por PM e bombeiros a descer do telhado de igreja em Cruzeiro…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais