Umuarama

Secretaria da Agricultura de Umuarama distribui cerca de 100 toneladas de adubo para produtores

Cerca de 50 pequenos agricultores de Umuarama receberam aproximadamente 100 toneladas de um adubo orgânico preparado pela Secretaria Municipal de Agricultura, a partir de resíduos gerados pela indústria de alimentos Zaeli, na manhã desta quinta-feira (19), no aterro sanitário do município.

O composto permite aumentar a produção de hortaliças e tubérculos, melhorando a renda dos produtores. Para produção do insumo, a equipe da Secretaria de Agricultura junta o lodo industrial com cinzas, grama e cavaco de madeira.

“Após a mistura curtir por cerca de 60 dias o adubo está pronto e pode ser aplicado nos canteiros, misturado à terra ou como cobertura. Os resultados são excelentes, por isso temos grande procura e estamos nos preparando para aumentar a produção”, disse o secretário João Megda, responsável pelo setor.

A ampliação tem a aprovação do prefeito Celso Pozzobom, que trata como prioridade a agricultura familiar. Em parceria com a Zaeli, a Prefeitura pretende construir mais baias para triplicar o espaço atual onde o adubo é preparado, a fim de ampliar a distribuição para mais produtores e reduzir o intervalo entre uma entrega e outra.

O agrônomo Márcio Rezende explica que além de aumentar a produtividade, o uso da compostagem acelera o desenvolvimento e resulta em plantas mais viçosas. “O ganho é bem significativo para os produtores. Além de distribuir o adubo de graça, o município também está fazendo o transporte até as propriedades, reduzindo também os custos de produção”, afirmou.

Para o presidente da Aprofeuma, a Associação Profissional do Comércio Varejista dos Feirantes de Umuarama, José Carlos Konio Shimizu, o adubo orgânico é um incentivo importante para os pequenos produtores. “Esse adubo é muito esperado pelos produtores, pois realmente faz a diferença na produção principalmente de hortaliças”, disse ele.

É um apoio significativo da administração municipal para aumentar a produção e a renda do homem do campo, completou o secretário João Megda.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais