Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Secretaria da Agricultura de Umuarama distribui cerca de 100 toneladas de adubo para produtores

Foto: Assessoria PMU
Secretaria da Agricultura de Umuarama distribui cerca de 100 toneladas de adubo para produtores
Redação
OBemdito
19 de outubro de 2023 20h45

Cerca de 50 pequenos agricultores de Umuarama receberam aproximadamente 100 toneladas de um adubo orgânico preparado pela Secretaria Municipal de Agricultura, a partir de resíduos gerados pela indústria de alimentos Zaeli, na manhã desta quinta-feira (19), no aterro sanitário do município.

O composto permite aumentar a produção de hortaliças e tubérculos, melhorando a renda dos produtores. Para produção do insumo, a equipe da Secretaria de Agricultura junta o lodo industrial com cinzas, grama e cavaco de madeira.

“Após a mistura curtir por cerca de 60 dias o adubo está pronto e pode ser aplicado nos canteiros, misturado à terra ou como cobertura. Os resultados são excelentes, por isso temos grande procura e estamos nos preparando para aumentar a produção”, disse o secretário João Megda, responsável pelo setor.

A ampliação tem a aprovação do prefeito Celso Pozzobom, que trata como prioridade a agricultura familiar. Em parceria com a Zaeli, a Prefeitura pretende construir mais baias para triplicar o espaço atual onde o adubo é preparado, a fim de ampliar a distribuição para mais produtores e reduzir o intervalo entre uma entrega e outra.

O agrônomo Márcio Rezende explica que além de aumentar a produtividade, o uso da compostagem acelera o desenvolvimento e resulta em plantas mais viçosas. “O ganho é bem significativo para os produtores. Além de distribuir o adubo de graça, o município também está fazendo o transporte até as propriedades, reduzindo também os custos de produção”, afirmou.

Para o presidente da Aprofeuma, a Associação Profissional do Comércio Varejista dos Feirantes de Umuarama, José Carlos Konio Shimizu, o adubo orgânico é um incentivo importante para os pequenos produtores. “Esse adubo é muito esperado pelos produtores, pois realmente faz a diferença na produção principalmente de hortaliças”, disse ele.

É um apoio significativo da administração municipal para aumentar a produção e a renda do homem do campo, completou o secretário João Megda.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.