Foto: Assessoria
O projeto “O fantástico mundo da leitura”, realizado pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Montessori, no Parque Vitória Régia, foi finalizado com um evento aberto a toda comunidade escolar na última semana. O projeto, desenvolvido entre os meses de maio a outubro deste ano, contou com a participação dos alunos da Educação Infantil (0 a 5 anos), docentes, equipe gestora, secretário escolar, auxiliares de serviços gerais e comunidade.
O objetivo das atividades foi promover a integração entre as famílias dos alunos e a unidade educacional, para o desenvolvimento das habilidades de leitura das crianças. O projeto teve momentos de leitura e dramatização nos diversos espaços da instituição, como sala de aula, pátio, gramado, tendas e cabanas.
Teve destaque, também, a participação efetiva das famílias que receberam a Bolsa Literária em suas casas com opções de leitura e recursos para registrar o momento, o que ocorreu através de lindos desenhos e relatos, desenvolvendo as habilidades leitoras no ambiente familiar.
“No aconchego do colo dos familiares foi oportunizado à criança o envolvimento e o encanto da história, embalada pelos afetos que a cercam”, destacou a secretária de Educação, Mauriza Lima Menegasso.
O encerramento do projeto aconteceu no dia 3 de outubro, nas dependências do CMEI, e foi recheado de atrações. Teve exposição das atividades realizadas pelos alunos, salas temáticas, tenda gigante de leitura, sala das autoras Ruth Rocha e Sylvia Ortoff; dos chapeuzinhos coloridos, das artes e a Noite de Autógrafos.
Em todas as salas, além de diversas possibilidades de exploração da leitura de livros, as famílias tiveram contatos com recursos como fantoches, ‘dedoches’ e fantasias, entre outras possibilidades para dar asas à imaginação.
“Para coroar o momento, tivemos também a participação da professora e escritora Ângela Russi com a equipe da Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria, que apresentaram às famílias o teatro tema da temporada, ‘Griôs e Contos Africanos’”, completou Mauriza.
Após o teatro, crianças e seus familiares conheceram o ônibus totalmente adaptado e preparado para que despertar e estimular o encanto pelo mundo da leitura. A Biblioteca Itinerante leva há 12 anos literatura, cultura, música e arte aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Umuarama. “Foi uma noite muito agradável e significativa para as famílias, a comunidade e toda a equipe da Educação”, finalizou a secretária.
(Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais