Foto: Assessoria Câmara

Política

Vereadores de Umuarama aprovam dois projetos na sessão ordinária desta semana

Foto: Assessoria Câmara
Vereadores de Umuarama aprovam dois projetos na sessão ordinária desta semana
Redação
OBemdito
10 de outubro de 2023 20h07

Os vereadores de Umuarama se reuniram na noite de segunda-feira (9) para mais uma sessão ordinária da Cãmara Municipal. A pauta contava com dois projetos de lei em análise.

Do Poder Executivo, em segunda discussão e votação estava o Projeto de Lei 084/2023, que propõe a cessão de servidoras públicas municipais para o 25º Batalhão de Polícia Militar. O objetivo é fortalecer a cooperação técnica entre os órgãos e otimizar as atividades do batalhão.

A proposta destaca a relevância da atuação conjunta dos órgãos públicos em prol do interesse público geral. Conforme mensagem do chefe do Poder Executivo, Prefeito Celso Pozzobom, autor do projeto, destaca que o mesmo se volta a atender ao interesse público geral e fortalecer a segurança no Município e na região. Submetido a votação, recebeu aprovação unânime em segundo turno.

CONSELHO DO MEIO AMBIENTE

Ainda em pauta, o Projeto de Lei 083/2023, propondo alteração na composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Umuarama, substituindo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Umuarama/PR como representante no Conselho.

A justificativa para essa substituição está no descumprimento do Regimento Interno do Conselho por parte do Sindicato, que resultou em faltas constantes e falta de comprometimento. O Conselho desempenha um papel importante na sociedade civil e na Administração Pública, e a participação ativa dos membros é fundamental para cumprir as diretrizes da Política Ambiental do Município.

A alteração legislativa proposta tem como objetivo garantir a participação efetiva dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e permitir que entidades comprometidas demonstrem seu empenho na preservação e cuidado ambiental.

Os conselheiros têm autoridade para debater e tomar decisões relacionadas ao Conselho, e o Regimento Interno prevê a possibilidade de substituição dos representantes em caso de faltas consecutivas ou intercaladas. É essencial que os membros participem ativamente para cumprir o objetivo principal do Conselho e estabelecer normas e padrões compatíveis com um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

(Reportagem: Assessoria, com OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.