Fotos: Assessoria PMU

Umuarama

Projeto promove a conscientização ambiental entre integrantes do Centro da Juventude

Fotos: Assessoria PMU
Projeto promove a conscientização ambiental entre integrantes do Centro da Juventude
Redação
OBemdito
2 de outubro de 2023 20h02

Uma parceria entre o Centro da Juventude (Ceju) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente resultou no plantio de diversas árvores frutíferas e na conscientização das crianças, adolescentes e jovens sobre a preservação da natureza.

No último dia 29, o Ceju deu início ao projeto ambiental e educativo “Frutos do Amanhã”, que marcou o início de uma longa jornada dedicada à conscientização ambiental e à preservação da natureza por meio do plantio de árvores frutíferas no pátio da instituição.

“Nossos jovens alunos tiveram a oportunidade de colocar as mãos na terra e contribuir para o futuro sustentável. Ao longo da tarde, eles plantaram quatro pés de jabuticaba, outros quatro pés de café, duas mudas de pitanga e um pé de romã”, informou o chefe da Divisão da Juventude, Jeferson Ferreira – o Jefinho.

No futuro as árvores oferecerão sombra, um ar mais fresco, flores e frutas para aves e outros animais. “O projeto não apenas promoveu a prática da agricultura urbana, mas também despertou o senso de responsabilidade ambiental nas crianças. Enquanto se dedicavam ao plantio, os jovens aprenderam sobre a importância vital da preservação da natureza e a relevância das árvores para o equilíbrio ecológico de nossa cidade”, acrescentou Jefinho.

A experiência proporcionou uma oportunidade para conectar as crianças à terra, compreendendo o ciclo de vida das árvores e percebendo como pequenos gestos podem ter um impacto positivo no meio ambiente. Além disso, o contato direto com a natureza estimulou o interesse pela ecologia e pela proteção aos recursos naturais.

“O Centro da Juventude e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão comprometidos em realizar projetos como o ‘Frutos do Amanhã’, que fortalecem os laços comunitários e capacitam as gerações futuras para serem guardiões de nossa preciosa natureza”, comentou a diretoria de Meio Ambiente do município, Fernanda Mantovani.

A iniciativa inspiradora pode gerar bons resultados em termos de educação ambiental e preservação da biodiversidade. “Esperamos que o projeto inspire outras comunidades a se envolverem em atividades semelhantes em prol de um futuro mais verde e sustentável. Juntos, estamos plantando as sementes para um amanhã melhor, onde o respeito pela natureza é prioridade e a conscientização ambiental é cultivada desde cedo”, finalizou Jefinho.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.