Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, deu início ao pagamento do piso nacional da enfermagem, após a publicação, na segunda-feira (25), da Resolução Sesa Nº1332/2023 , que estabelece as diretrizes para essa destinação dos recursos.
Para executar o pagamento, o Estado recebeu um repasse de R$ 49.580.763 do Ministério da Saúde (Portaria Nº 1.135/2023). Ao todo, 13.722 trabalhadores serão beneficiados entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e parteiras.
Para serem alcançados por essa medida, os profissionais devem atuar em unidades de saúde públicas, contratualizadas ou filantrópicas, que atendam no mínimo 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que sejam administradas pelo governo estadual.
“Este é um passo significativo em direção ao reconhecimento e valorização dos profissionais de enfermagem que desempenham um papel crucial na promoção da saúde pública”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “O Governo do Paraná reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência à saúde e o bem-estar da população, enquanto honra o direito dos profissionais de enfermagem ao piso nacional adequado”.
O cálculo para determinar o valor da assistência financeira complementar será de competência da União. A Secretaria da Saúde, por sua vez, será responsável por fazer a transferência dos valores e estabelecer os prazos dos repasses a cada profissional beneficiado, desde que os recursos tenham sido efetivamente depositados no Fundo Estadual de Saúde.
Um adolescente de 17 anos e uma mulher de 63 ficaram feridos após um acidente…
Um homem ficou gravemente ferido após o carro que dirigia sair da pista e atingir…
A chegada das trigêmeas Serena, Mavie e Clara mudou completamente a rotina de Janaína Felizardo…
As chuvas registradas na região provocaram uma elevação significativa do nível do Rio Ivaí, especialmente…
Faleceu no último sábado (12), em Umuarama, o servidor municipal aposentado Amauri Martins Carvais. A…
O Hemepar reforçou o pedido para que a população de Umuarama doe sangue dos tipos…
Este site utiliza cookies
Saiba mais