Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
O ministro Luís Roberto Barroso será empossado nesta quinta-feira (28) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025. Barroso substituirá Rosa Weber, que presidiu ontem (27) a última sessão da Corte.
A posse começou às 16h e deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades dos Três Poderes.
A cerimônia conta com a presença da cantora Maria Bethânia, convidada por Barroso para cantar o Hino Nacional. Cerca de mil pessoas foram convidadas.
Barroso também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O vice-presidente do STF será o ministro Edson Fachin.
Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.
O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.
Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.
Durante patrulhamento, uma equipe da Polícia Militar (PM) do município de Alto Piquiri flagrou um…
Uma briga familiar mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na tarde desta terça-feira (25),…
Sob aplausos, lágrimas e um forte clima de inconformidade, familiares e amigos se despediram nesta…
Uma situação de violência doméstica de familiar resultou em ameaças e ofensas em Altônia na…
A Polícia Militar (PM) recuperou um automóvel VW Gol com alerta de furto e prendeu…
Um crime de furto mobilizou a Polícia Militar (PM) na manhã desta terça-feira (25), por…
Este site utiliza cookies
Saiba mais