Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Cruzamentos com semáforos ganham área de frente segura para os motociclistas

Área de espera é destinada exclusivamente a motocicletas, motonetas e ciclomotores

Foto: Assessoria PMU
Cruzamentos com semáforos ganham área de frente segura para os motociclistas
Jaqueline Mocelin
OBemdito
21 de julho de 2021 20h16

Nos cruzamentos sinalizados por semáforo, o trânsito de Umuarama passou a contar com a área de espera – também chamada frente segura –, destinada exclusivamente a motocicletas, motonetas e ciclomotores. O espaço é demarcado por uma segunda linha de retenção, pintada poucos metros antes da linha que delimita o espaço entre os veículos e a faixa de pedestres.

A novidade, prevista na lei federal 14.071/20, que entrou em vigor em 12 de abril deste ano e trouxe alterações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está sendo implantada pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans).

“Essa área de espera é posicionada junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos, e o intuito é que as motos ocupem o espaço mais à frente e, na abertura do semáforo, saiam antes dos outros veículos”, explica a diretora da Umutans, Dianês Maria Piffer.

A chamada “área de espera” está no Anexo I do CTB. A lei que criou esta sinalização trouxe outras mudanças importantes que afetam diretamente os motociclistas, dentre elas o aumento do limite de idade para o transporte de crianças neste tipo de veículo. “Agora, apenas crianças maiores de 10 anos poderão ser conduzidas em motocicletas, motonetas ou ciclomotor”, alertou Dianês. Antes o CTB permitia o transporte de crianças a partir de 7 anos e meio.

Devido à dificuldade de fiscalização ainda são vistos muitos adultos com crianças pequenas na garupa de motocicletas, inclusive como terceiro ocupante – em meio a adultos. Com a mudança no CTB, esse tipo de comportamento será coibido e a fiscalização deve ser intensificada.

Quanto à área de espera, a Umutrans orienta que os demais condutores se atentem e respeitem o espaço exclusivo dos motociclistas. A diretora reforça que “condutores dos demais veículos devem respeitar a área de espera e possibilitar a passagem dos motociclistas, para que possam usar o espaço da frente segura”, disse.

“Orientamos ainda que todos trafeguem dentro do limite de velocidade, mantenham a atenção na direção e só ultrapassem com segurança. A frente segura também está sendo implantada em grandes cidades do país, como a capital paranaense Curitiba”, completou Dianês Piffer. Quem desrespeitar essa sinalização poderá ser autuado de acordo com o Art. 182, IV, do CTB (parar em desacordo com as posições estabelecidas). A infração é de natureza leve, com punição de três pontos na CNH e multa de R$ 88,38.

transito
Foto: Assessoria PMU

SEMÁFORO ATIVADO

Com a liberação do trânsito nas duas pistas da Avenida Portugal, a Umutrans ativou nesta quarta-feira (21) o semáforo implantado nas imediações do supermercado Atacadão – entroncamento com a Rua Leonildo Stecca, no Jardim Cruzeiro – e os motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos.

A extensão da avenida está sendo duplicada pelo município, entre a Guarda Mirim e a rodovia PR-482 (saída para Maria Helena), e o semáforo visa dar mais segurança para pedestres e condutores de veículos que transitam pelo local.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.