Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Simepar prevê que temperaturas em Umuarama devem alcançar a marca de 40ºC nesta terça-feira

As chuvas estão previstas apenas para o início de outubro

Simepar prevê que temperaturas em Umuarama devem alcançar a marca de 40ºC nesta terça-feira
Stephanie Gertler
OBemdito
26 de setembro de 2023 10h58

O Simepar divulgou um vídeo nesta terça-feira (26) destacando a forte onda de calor que impactou o estado do Paraná, revelando que estas marcaram as temperaturas mais elevadas registradas em 2023 até o momento. Hoje as temperaturas em Umuarama ainda devem alcançar a marca de 40ºC, embora haja uma tendência de queda nos próximos dias.

De acordo com o meteorologista da Simepar, Lizandro Jacóbsen, “Ainda nesta terça-feira fará calor na faixa norte do estado e ficará abafado nas outras regiões. Mas já não será um calor tão intenso como nos outros dias”.

A partir de terça-feira, prevê-se um aumento na instabilidade em todo o estado do Paraná, resultando em chuvas mais intensas e generalizadas. Isso deverá aliviar a sensação de calor intensa, embora na faixa norte as temperaturas ainda possam superar os 35°C.

A queda das temperaturas começará na quarta-feira (27). A previsão para Umuarama é de máxima de 30ºC e mínima de 19ºC. As chuvas estão programadas apenas para domingo (1), mas as máximas deverão permanecer acima de 30ºC nos próximos dias.

Lizandro também observou que, apesar de essas serem as temperaturas mais altas registradas em 2023, elas não superaram os recordes históricos do Simepar desde 1997. Antonina detém o recorde com 44,9ºC, registrado em dezembro de 2018, medido à sombra, enquanto Curitiba alcançou 35,9ºC em janeiro de 2019. Várias áreas no interior do estado já registraram temperaturas acima de 40ºC.

(Com informações Simepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.