Fotos: PMU
Faltando pouco mais de três meses para as festas de final de ano a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já está empenhada nos preparativos para decorar canteiros centrais, praças, espaços públicos e o Lago Aratimbó, dentre outros pontos que devem concentrar as atrações natalinas deste ano, em Umuarama.
O município recebeu, nesta semana, mais de 22 mil mudas de flores das espécies sunpatiens, sálvia e vinca, que estão sendo plantadas em vasos para se desenvolverem até o período de replantio.
São 15.400 vincas, 5.800 sunpatiens e 1.400 sálvias de variadas cores, que crescerão no viveiro de mudas do município até o início de novembro para, depois, possibilitarem um colorido especial na decoração natalina da cidade.
De acordo com a diretora do Meio Ambiente do município, Fernanda Periard Mantovani, o investimento no cultivo das mudas é de aproximadamente R$ 30 mil, incluindo substrato, adubo, mangueiras de irrigação por gotejamento e outros insumos, “um valor relativamente baixo pelo grande retorno que a decoração e as festas natalinas proporcionam a Umuarama”, afirmou.
As flores chegam em sementes ou mudas jovens, em bandejas, e a equipe do viveiro faz o plantio inicial em vasos, que recebem substratos adequados e permanecem por pouco mais de 30 dias em estufas, recebendo sol e irrigação na medida certa. “Em poucos dias é possível ver o desenvolvimento das mudas, que logo começam soltar botões de flores”, acrescenta o secretário do Meio Ambiente, Walter Luiz Nishiyama Sucupira.
Para o prefeito Celso Pozzobom, além de preparar a cidade para o clima natalino o plantio de flores torna os passeios mais agradáveis e atrai visitantes. “É muito bom ver uma cidade bonita, limpa e organizada e as flores dão um toque especial de beleza. Isso já virou tradição, principalmente nos períodos festivos do aniversário da cidade e no final de ano. O retorno é muito bom também para o nosso comércio”, comentou.
As espécies são bem diversificadas e foram escolhidas em colorações vibrantes, para marcar bem as festividades natalinas
(Com informações assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais