Paraná

Ex-comissária de bordo conquista sonho de pilotar Airbus A320 em Maringá

A paixão pela aviação levou Estela Favoretto, maringaense prestes a completar 42 anos, de comissária de bordo a piloto, culminando em um feito extraordinário: comandar um Airbus A320 em Maringá, um marco em sua carreira de mais de duas décadas na indústria da aviação.

Em 2001, Estela iniciou sua jornada como comissária de bordo, mas ao longo dos anos, dedicou-se incansavelmente ao aprimoramento de suas habilidades, tornando-se agora parte do seleto grupo de pilotos de uma renomada companhia aérea. “Em mais de um ano, somando cerca de 900 horas de voo até agora”, afirmou Estela.

Em um post emocionado no Instagram, Estela compartilhou sua realização, descrevendo a emoção de pousar pela primeira vez um Airbus 320 em sua cidade natal, Maringá. “Quando iniciei os meus cursos para piloto, eu observava os grandes jatos e me imaginava em um daqueles algum dia! Além do sonho de pilotá-los, eu almejava operar para a minha cidade que é Maringá e neste mês de setembro consegui efetuar um voo de São Paulo/Guarulhos para Maringá em um Airbus 320 pela empresa que trabalho atualmente”, explicou Estela.

O voo, que teve uma duração prevista de 01h04, atingiu uma altitude de 36.000 pés, equivalente a quase 11.000 metros acima do nível do mar, com uma velocidade média de MACH.78, resultando em aproximadamente 920 km/h. A aeronave utilizada foi um Airbus 320-214, equipado com motores CFM56-5B4, peso máximo de decolagem de 78 toneladas e capacidade para 180 passageiros, com um custo médio de U$100 milhões.

Durante sua carreira, Estela teve a oportunidade de viajar para destinos incríveis e explorar diversas culturas. “Essa janela de oportunidades é, ao meu ver, o grande diferencial da aviação. Estar, sentir e viver diferentes culturas em pouco espaço de tempo”, destacou a piloto maringaense.

Estela também ressaltou a importância da crescente representatividade feminina na aviação, observando que, de acordo com dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), a porcentagem de mulheres no quadro de pilotos em todo o mundo vem aumentando gradualmente e que o objetivo é aumentar ainda mais esse número.

Em 2022, Estela foi uma das responsáveis por conduzir um Airbus A321 personalizado com o nome da famosa influenciadora GKay, com capacidade para 216 pessoas, em um voo do aeroporto de Guarulhos (SP) para a capital do Ceará.

Com informações CBN Maringá

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

2 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

3 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

4 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais