Redação Publisher do OBemdito

Moradora de Umuarama divulga a cultura gaúcha e incentiva a tradição nativista

A moradora em Umuarama Márcia Teófilo é uma entusiasta e promotora da cultura tradicional gaúcha por meio do Projeto Rancho […]

Fotos: Arquivo pessoal
Moradora de Umuarama divulga a cultura gaúcha e incentiva a tradição nativista
Redação - OBemdito
Publicado em 13 de setembro de 2023 às 17h24 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h21

A moradora em Umuarama Márcia Teófilo é uma entusiasta e promotora da cultura tradicional gaúcha por meio do Projeto Rancho Charlas de Galpão, do qual ela é diretora. Fundado em 2016, expandiu-se pelo sul do Brasil, região centro-oeste e até mesmo para fora do país.

Nesta quarta-feira (13) teve início a Semana Farroupilha, que segue até o dia 20. Neste período se intensificam as ações de divulgação da cultura gaúcha. O evento também serve para homenagear os participantes da Revolução Farroupilha – guerra contra o governo imperial brasileiro entre os anos de 1835 e 1845.

O projeto tem como objetivo difundir a cultura gaúcha nas escolas promovendo a literatura e artistas também por meio de seu programa de rádio pioneiro em gauchismo na região. Além disso, o projeto realiza bailes para celebrar essa rica cultura.

Neste ano estão celebrando com um jantar baile em prol da Apae de Maria Helena que contará com a presença do cantor Gaúcho da Fronteira e oferecerá costela fogo de chão. O evento está marcado para o dia 23 de setembro a partir das 20h. Confira os detalhes aqui.

“Neste mesmo mês de setembro, estarei em Porto Alegre (RS), realizando visitas em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes como parte das comemorações da Semana Farroupilha, levando o nome de Umuarama por meio da arte e cultura. Ser gaúcho, como dizia Paixão Cortês, é um estado de espírito que abraça valores de respeito e solidariedade. Viva nossa cultura Gaúcha”, expressou a prenda.

Para adquirir ingressos para o jantar em Maria Helena ou obter mais informações sobre os eventos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 99953-0183.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.