Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama confirma ponto facultativo para órgãos públicos na sexta-feira

Aulas nas escolas e CMEIs não serão interrompidas e serviços essenciais também não vão parar

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Prefeitura de Umuarama confirma ponto facultativo para órgãos públicos na sexta-feira
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2023 às 11h50 - Modificado em 6 de setembro de 2023 às 11h50
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

No dia 7 de setembro de 1822 – há 201 anos – Dom Pedro II proclamava a independência do Brasil da coroa portuguesa e, desde 1949, a data é considerada um feriado nacional. Neste ano a Independência do Brasil será comemorada na próxima quinta-feira e, diante disso, o prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, promulgou o Decreto 247/2023 estabelecendo que a sexta-feira (8) será um ponto facultativo em todos os órgãos públicos municipais.

O decreto indica que não haverá expediente de trabalho em todos os órgãos da administração direta e indireta, com exceção dos serviços essenciais que, por sua natureza, não podem sofrer paralisação.

“A Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), por exemplo, que engloba as vigilâncias epidemiológica e ambiental, além da educação em saúde, não para. Assim como o Pronto Atendimento 24 Horas, que fica aberto para atender os casos de urgência e emergência”, informa o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Já a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, comunica que, conforme já determinado no início do ano letivo, o Calendário Escolar 2023 já previa que haveria aulas normalmente tanto nas escolas quanto nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

“Os pais podem ficar despreocupados que nossos mais de 10 mil alunos terão aulas regularmente”, indica.

Sidnei Moreno Vedovoto, secretário municipal de Administração, acrescenta que também não serão interrompidos os atendimentos na Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários), os serviços públicos de varrição e coleta de lixo e na Guarda Municipal, além dos agentes de autoridade de trânsito.

Hasteamento da bandeira

Este ano novamente não haverá desfile cívico-militar, ao menos com a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Porém o 7 de Setembro não passará em branco, pois a administração municipal preparou uma cerimônia para hasteamento do Pavilhão Nacional, que será exatamente às 8h na Praça Miguel Rossafa, com a presença de dezenas de autoridades militares, civis e religiosas.

“Toda a população também é convidada a participar desse ato cerimonial, que terá a Banda Municipal 26 de Junho na execução dos hinos”, observa Pozzobom.

Veja o Decreto completo clicando aqui.

(Com informações assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.