Foto: Assessoria PMU

Esporte

Umuaramenses tiveram experiência de vida nos Jogos da Integração ao Idoso, em Guaratuba

Foto: Assessoria PMU
Umuaramenses tiveram experiência de vida nos Jogos da Integração ao Idoso, em Guaratuba
Redação
OBemdito
4 de setembro de 2023 14h07

A delegação de Umuarama não trouxe troféus na 17ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs), disputados na última semana no Espaço Litoral Centro de Eventos, em Guaratuba, mas a participação vai ficar na mente e no coração dos atletas da Capital da Amizade. Organizada pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) a competição vai além da disputa, pois reúne atletas da terceira idade de diversos municípios para celebrar a vida, superar desafios e promover a integração.

Com 25 integrantes, acompanhados pelos professores de educação física da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Karina Moraes, Itamar Inácio da Silva Júnior e Anderson Alonso, os atletas de Umuarama disputaram a modalidades Basquete Relógio, Handebol Zona, Vôlei de Praia e Vôlei Câmbio, no masculino e feminino.

“Eles ganharam medalhas de participação e uma experiência de vida”, destacou a professora Karina. Do ponto de vista competitivo os resultados podem não ter sido muito bons, mas a participação foi emocionante. “Nossos idosos conheceram o litoral, uma cidade nova, competiram e tiveram o momento de lazer deles na praia, no dia de folga (a quarta-feira, 30). A delegação retornou na sexta-feira (1º)”, completou.

O único requisito para participar dos jogos era idade de 60 anos ou mais. O secretário de Esporte e Lazer de Umuarama, Anderson Gasparetto, agradeceu o apoio do prefeito Celso Pozzobom e destacou a importância do evento para os idosos, que contam com diversos grupos de atividades físicas oferecidos pela administração municipal, além de treinamento para os que gostam de esportes.

Os Jogos da Integração do Idoso do Paraná reuniram cerca de 60 municípios, inscritos nas quatro modalidades, com hospedagem, alimentação e uma equipe de 194 profissionais da saúde, incluindo professores de educação física e enfermeiros, oferecidos pelo governo do Estado para acompanhar as condições de saúde dos participantes e garantir a segurança.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.