Foto: Carlos Poly/Prefeitura de Araucária

Esporte

Paranaense se torna árbitra internacional de karatê; ela poderá arbitrar competição em 2024

Foto: Carlos Poly/Prefeitura de Araucária
Paranaense se torna árbitra internacional de karatê; ela poderá arbitrar competição em 2024
Redação
OBemdito
2 de setembro de 2023 15h27

Uma atleta paranaense, de 35 anos, é a mais nova árbitra internacional de karatê. Paola Oliveira dos Santos, moradora de Araucária, se tornou árbitra internacional de karatê, sendo a primeira mulher a arbitrar uma competição neste nível representando o Estado.

Para chegar na carreira internacional, a atleta vem atuando como árbitra estadual há 16 anos e há 6 anos está na arbitragem nacional. “A cada ano muda o regulamento e as gesticulações, fazemos provas teóricas e práticas para atualizações. Então estamos sempre aprendendo, cada competição é novidade”, contou.

Paola faz parte da equipe Araucária Karatê Clube e ainda representa a cidade nas competições estaduais. Ela também é a atual campeã da categoria 55kg e vai defender o título pela 8ª vez na modalidade de kumite (luta).

Entre as principais conquistas da atleta destaque para as duas colocações em 3° lugar em equipe no campeonato brasileiro, 2° lugar no individual, 2° lugar em equipe em fase regional e nacional, tetra campeã dos Jogos Abertos do Paraná e 7 vezes campeã paranaense.

A atleta é faixa preta 3º Dan e, além de treinar e arbitrar, ministra aulas de psicomotricidade infantil e crosstraining, já que é formada em Educação Física. Ela deverá arbitrar sua primeira competição internacional no início do próximo ano.

OBemdito com Paraná Portal

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.