Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Simepar indica que temperatura em Umuarama pode chegar a 1ºC na segunda-feira

Frente fria chega com mais intensidade neste domingo, quando os termômetros devem registrar a mínima de 8ºC no município

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Simepar indica que temperatura em Umuarama pode chegar a 1ºC na segunda-feira
Jaqueline Mocelin
OBemdito
17 de julho de 2021 18h46

Os próximos dias serão gelados em Umuarama e cidades vizinhas. Uma nova frente fria chega à região e derruba a temperatura. A mínima neste domingo (18) deve ficar na casa dos 8ºC (por volta das 7h) e a máxima em 16ºC.

Já no amanhecer de segunda-feira (19) deve ser ainda mais frio e pode gear na Capital da Amizade. O instituto de meteorologia Simepar indica que os termômetros podem registrar apenas 1ºC (no amanhecer). A máxima deve ficar em 16ºC.

O Simepar informa que neste domingo a chegada de uma massa de ar frio e seco ao Paraná deixa as temperaturas baixas, principalmente nas regiões da metade sul do estado. Assim, entre as regiões, sudoeste, sul e parte do centro-sul, há previsão de geada fraca a moderada no amanhecer deste domingo.

O instituto indica que a frente fria é reflexo de um centro de baixa pressão atmosférica que se desloca pelo mar na altura do Rio Grande do Sul. Ao norte da Argentina, uma massa de ar mais frio (sistema de alta pressão de origem polar), avança também até o sul do Brasil. A baixa pressão tem ventos que atuam no sentido horário, enquanto o sistema de alta pressão no sentido anti-horário. Por conta disto, se intensifica o fluxo de ar gelado sobre o sul do país, associado com a circulação e proximidade destes dois sistemas.

Já na segunda-feira espera-se o deslocamento do centro mais intenso de um sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar frio), a partir do norte da Argentina, mais para leste em direção ao sul do Brasil. Destaca-se também, que um centro de baixa pressão atmosférica sobre o mar, ainda está na altura do Rio Grande de Sul.

Estas configurações dos sistemas meteorológicos, favorecem a incursão do ar mais gelado até o sul do país e Paraná, com previsão de bastante frio e risco de geadas pela manhã no Estado.

Confira na imagem abaixo a previsão de temperaturas para Umuarama entre este sábado e a quinta-feira:

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.