Umuarama

Alunos de Técnico em Enfermagem do Hilda Kamal conhecem estrutura do aterro sanitário

A célula de armazenamento do Aterro Sanitário de Umuarama começou a ser utilizada em 2017 e sua vida útil está quase esgotada, por isso a administração municipal já prepara a construção de nova unidade.

Esta foi uma das indicações feitas por Myrella Raynara de Souza Mendes, chefe de Divisão de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente aos 45 alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal, que realizaram visita na última quinta-feira (24).

Myrella, que também é responsável técnica pelo aterro, observou que a produção de lixo aumenta praticamente a cada dia.

“Por isso é fundamental que a população ajude a cuidar do aterro, colocando para a coleta diária apenas os resíduos orgânicos. Os recicláveis devem ser separados adequadamente e colocados para a coleta específica, que é semanal”, recomendou.

A professora Bernadete Del Mônaco Avelar, da disciplina de Vigilância em Saúde, coordenou a atividade de educação ambiental, ressaltando a importância da ‘aula in loco’.

“O objetivo da visita foi conscientizar os estudantes sobre a destinação adequada dos resíduos. Conhecendo melhor o aterro eles entendem o destino correto dos materiais orgânicos, provindos da coleta domiciliar, bem como dos resíduos de construção civil, de poda e corte de árvore e também dos materiais recicláveis”, comentou.

O grupo passou pela célula de orgânicos, lagoas de decantação do chorume gerado na decomposição do lixo, célula de volumosos (móveis velhos, colchões e outros resíduos de maior volume) e também a processadora de resíduos da construção civil, que separa as barras de ferro e produz brita para utilização em estradas rurais.

Foram orientados também sobre o lixo hospitalar, que conta com um sistema especial de coleta e não pode ser descartado no aterro. Bernardete detalhou que Vigilância em Saúde é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde.

“O foco dessa disciplina é promover o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças”, definiu.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais