Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Alunos de Técnico em Enfermagem do Hilda Kamal conhecem estrutura do aterro sanitário

A célula de armazenamento do Aterro Sanitário de Umuarama começou a ser utilizada em 2017 e sua vida útil está […]

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Alunos de Técnico em Enfermagem do Hilda Kamal conhecem estrutura do aterro sanitário
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de agosto de 2023 às 16h42 - Modificado em 27 de agosto de 2023 às 16h42
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A célula de armazenamento do Aterro Sanitário de Umuarama começou a ser utilizada em 2017 e sua vida útil está quase esgotada, por isso a administração municipal já prepara a construção de nova unidade.

Esta foi uma das indicações feitas por Myrella Raynara de Souza Mendes, chefe de Divisão de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente aos 45 alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal, que realizaram visita na última quinta-feira (24).

Myrella, que também é responsável técnica pelo aterro, observou que a produção de lixo aumenta praticamente a cada dia.

“Por isso é fundamental que a população ajude a cuidar do aterro, colocando para a coleta diária apenas os resíduos orgânicos. Os recicláveis devem ser separados adequadamente e colocados para a coleta específica, que é semanal”, recomendou.

A professora Bernadete Del Mônaco Avelar, da disciplina de Vigilância em Saúde, coordenou a atividade de educação ambiental, ressaltando a importância da ‘aula in loco’.

“O objetivo da visita foi conscientizar os estudantes sobre a destinação adequada dos resíduos. Conhecendo melhor o aterro eles entendem o destino correto dos materiais orgânicos, provindos da coleta domiciliar, bem como dos resíduos de construção civil, de poda e corte de árvore e também dos materiais recicláveis”, comentou.

O grupo passou pela célula de orgânicos, lagoas de decantação do chorume gerado na decomposição do lixo, célula de volumosos (móveis velhos, colchões e outros resíduos de maior volume) e também a processadora de resíduos da construção civil, que separa as barras de ferro e produz brita para utilização em estradas rurais.

Foram orientados também sobre o lixo hospitalar, que conta com um sistema especial de coleta e não pode ser descartado no aterro. Bernardete detalhou que Vigilância em Saúde é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde.

“O foco dessa disciplina é promover o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças”, definiu.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.