Fotos: PMU
O prefeito Celso Pozzobom participou, na manhã da última quarta-feira (16), do lançamento do concurso de produção de texto da Educon (Escola Municipal de Defesa do Consumidor) entidade criada especialmente para levar à educação básica a conscientização para o consumo consciente e os cuidados a serem adotados na hora de contratar um serviço ou comprar um produto.
Devem participar do projeto 1.193 alunos do 4° ano de 22 escolas da rede municipal de ensino (são 51 turmas).
Diretores, professores e coordenadores das escolas municipais conheceram detalhes do concurso, que foi feito em parceria entre a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O secretário do Procon, Antonio Comparsi de Mello, fez um resumo da atuação da Secretaria nos últimos meses – dos 1.700 atendimentos, 1.250 resultaram em conciliação (e apenas 350 tornaram-se processos judiciais) e falou sobre a importância do concurso.
Segundo ele, além de concorrer a prêmios atrativos – como computadores e tablets –, os alunos irão aprender, de forma lúdica e didática, sobre seus direitos e deveres a respeito das relações de consumo.
“Os textos serão produzidos a partir da leitura do gibi ‘Proconzinho’, produzido pelo cartunista Marcos Vaz, onde a turma do Umuaraminha é apresentada ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), um dos mais importantes e modernos instrumentos que trata das relações de consumo nas esferas civil, administrativa e penal. O gibi será uma base fantástica para auxiliar os estudantes na produção do texto”, pontuou.
A secretária de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, explicou que o concurso de produção de textos ‘Procon nas Escolas’ só foi possível porque possui todos os componentes curriculares e requisitos para que seja classificado como trabalho pedagógico.
“Sempre recebemos propostas e projetos, muitos deles bastante interessantes, mas só podemos adotar aqueles que cumpram requisitos que possuam elementos que fazem sentido no processo de ensino e aprendizado. Os alunos vão levar o gibi do Proconzinho para casa e depois, com todo apoio da equipe pedagógica, fará a produção de um relato, que é um gênero textual que permite ao aluno apresentar um fato, uma experiência vivida com relação ao tema ‘Consumo Consciente’, detalhou.
Agora, continua Mauriza, os gestores das escolas municipais terão setembro e outubro para o desenvolvimento do projeto em sala de aula.
“Em um primeiro momento serão trabalhados como componentes curriculares a Língua Portuguesa, estimulando a leitura de texto verbal e a produção de reportagem. Depois vem a leitura de texto verbal e não verbal, história em quadrinhos, análise das informações implícitas e explícitas para, por fim, haver a produção do relato”, explica.
Segundo o Edital e o Regulamento, enviados aos gestores escolares, não haverá um número exato para o concurso. “Representantes de cada escola vão selecionar os textos que serão enviados para a competição, levando em conta aqueles que atenderam aos critérios estabelecidos. Depois, os textos escolhidos, serão enviados à Secretaria de Educação que reunirá a Comissão Organizadora para escolher os vencedores. A premiação será entregue no dia 22 de novembro, em cerimônia que ainda estamos organizando”, comenta Mauriza.
O evento de apresentação contou ainda com a presença de diversas autoridades, como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivo Galdino da Silva, os vereadores Edinei do Esporte e Cris das Frutas, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 05-012, subtenente Wendel Rodrigues da Silva, o presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) Miguel Fuentes Romero Filho, o comandante do 6° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, major Andrey Falkiner Fernandes e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Arlindo Vieira dos Santos.
Regulamento – Procon nas Escolas – Concurso de Texto – Clique aqui.
(Com informações Assessoria de Comunicação PMU)
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais