Baleia-franca e seu filhote são avistados em Pontal do Paraná
Uma baleia-franca acompanhada de seu filhote foram avistadas em Pontal do Paraná, no Litoral, na tarde da última terça-feira (15). […]
Uma baleia-franca acompanhada de seu filhote foram avistadas em Pontal do Paraná, no Litoral, na tarde da última terça-feira (15). O avistamento foi documentado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR).
A mãe e o filhote foram avistados entre os balneários Barrancos e Atami. A baleia-franca, cujo nome científico é Eubalaena australis, é um animal ameaçado de extinção. Durante seu período reprodutivo, ela faz uma visita anual à costa brasileira, com destaque para a região de Santa Catarina.
A baleia-franca adulta tinha um tamanho estimado de 15 metros, enquanto o filhote media aproximadamente 6 metros.
Conforme explicado pela bióloga e pesquisadora do LEC, Camila Domit, é possível identificar individualmente o animal adulto, já que ele possui marcas naturais que são catalogadas nos bancos de dados do Instituto Australis, em Santa Catarina.
“O Pontal do Paraná já recebeu visitas de espécimes da mesma categoria em anos anteriores. O aspecto interessante é que as calosidades brancas presentes na cabeça deste animal são únicas para cada indivíduo, semelhantes a uma impressão digital. Pretendemos encaminhar as imagens desta baleia para a equipe do Instituto Australis, a fim de traçar o histórico de locais por onde essa mãe já passou”, afirmou a bióloga.
As baleias-francas-austrais são sujeitas a diversas ameaças, incluindo colisões com embarcações, interações com redes de pesca, perda de habitat e mudanças climáticas.
A Eubalaena australis é uma espécie ameaçada de extinção e, conforme informado pela bióloga, o Brasil possui um plano de ação voltado para a conservação dessa espécie.
(Com informações Massa News e LEC-UFPR)





