Umuarama

Governo do Estado busca ampliar produção de orgânicos na região de Umuarama

O governo do Paraná precisa atender, até 2030, toda a alimentação escolar com produtos orgânicos. Para atingir este objetivo foi criado o Paraná Mais Orgânico (PMO), um programa de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica.

O programa, uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior, visa também à certificação do produtor de alimento orgânico no Estado do Paraná.

Na região de Umuarama algumas parcerias estão sendo firmadas, a exemplo com a Cooperu (Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama), que congrega cerca de 140 agricultores familiares. O presidente da Cooperu, Gilval Elias dos Santos, informa que será realizado nesta quinta-feira, 10/08, um encontro com produtores associados visando fortalecer o trabalho da cooperativa, propagar as vantagens do mercado de orgânicos e trazer os agricultores para este programa do Estado.

O encontro terá início às 13h30 desta quinta-feira (10), no anfiteatro da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega.

“Para abastecer a merenda escolar o governo do Estado só compra produtos de cooperativas e associações. Não há aquisição direta de produtores, por isso é muito importante que a cooperativa mobilize seus associados para produção orgânica, e se mantenham como fornecedores para o governo, que atende as escolas estaduais”, explicou Rafael Meier de Mattos, gerente regional do IDR-Paraná.

O núcleo de Umuarama do Paraná Mais Orgânico, conta com um grupo de técnicos à disposição dos produtores, para fornecer orientações técnicas e detalhar sobre os processos de conversão e certificação para a produção orgânica. O núcleo é coordenado pelo professor João Paulo Francisco e conta com seis bolsistas, cinco deles graduados e um estudante de Agronomia.

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

6 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

7 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

8 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

8 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

9 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais