Umuarama

Governo do Estado busca ampliar produção de orgânicos na região de Umuarama

O governo do Paraná precisa atender, até 2030, toda a alimentação escolar com produtos orgânicos. Para atingir este objetivo foi criado o Paraná Mais Orgânico (PMO), um programa de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica.

O programa, uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior, visa também à certificação do produtor de alimento orgânico no Estado do Paraná.

Na região de Umuarama algumas parcerias estão sendo firmadas, a exemplo com a Cooperu (Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama), que congrega cerca de 140 agricultores familiares. O presidente da Cooperu, Gilval Elias dos Santos, informa que será realizado nesta quinta-feira, 10/08, um encontro com produtores associados visando fortalecer o trabalho da cooperativa, propagar as vantagens do mercado de orgânicos e trazer os agricultores para este programa do Estado.

O encontro terá início às 13h30 desta quinta-feira (10), no anfiteatro da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega.

“Para abastecer a merenda escolar o governo do Estado só compra produtos de cooperativas e associações. Não há aquisição direta de produtores, por isso é muito importante que a cooperativa mobilize seus associados para produção orgânica, e se mantenham como fornecedores para o governo, que atende as escolas estaduais”, explicou Rafael Meier de Mattos, gerente regional do IDR-Paraná.

O núcleo de Umuarama do Paraná Mais Orgânico, conta com um grupo de técnicos à disposição dos produtores, para fornecer orientações técnicas e detalhar sobre os processos de conversão e certificação para a produção orgânica. O núcleo é coordenado pelo professor João Paulo Francisco e conta com seis bolsistas, cinco deles graduados e um estudante de Agronomia.

Redação

Recent Posts

Engavetamento entre caminhões e moto deixa feridos na PR-323 em Umuarama

Acidente envolveu três veículos na manhã de sexta-feira (21), em Umuarama; dois condutores foram encaminhados…

11 minutos ago

Umuarama realiza Dia D de multivacinação neste sábado em todas as UBS do município

Todas as UBS do município terão salas de vacinação abertas das 8h às 17h; campanha…

47 minutos ago

Homem é baleado após discussão por dívida em Umuarama

Vítima de 35 anos foi atingida nas pernas no Conjunto Córrego Longe e afirmou à…

57 minutos ago

Mulher de 53 anos é encontrada morta em residência de Pérola

Familiares encontraram a mulher já sem sinais vitais em um imóvel na área rural; Polícia…

1 hora ago

Jovem tenta impedir abordagem da mãe e ambos são encaminhados à delegacia em Umuarama

Segundo a PM, jovem tentou impedir ação dos policiais após a mãe desobedecer a ordens…

1 hora ago

Conselho de sentença condena autor de homicídio em Umuarama a pena de 13 anos e 1 mês

O conselho de sentença de Umuarama condenou Leoncio Rodrigues Manço pelo homicídio de Ricardo Corrêa…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais