Umuarama

Governo do Estado busca ampliar produção de orgânicos na região de Umuarama

O governo do Paraná precisa atender, até 2030, toda a alimentação escolar com produtos orgânicos. Para atingir este objetivo foi criado o Paraná Mais Orgânico (PMO), um programa de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica.

O programa, uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior, visa também à certificação do produtor de alimento orgânico no Estado do Paraná.

Na região de Umuarama algumas parcerias estão sendo firmadas, a exemplo com a Cooperu (Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama), que congrega cerca de 140 agricultores familiares. O presidente da Cooperu, Gilval Elias dos Santos, informa que será realizado nesta quinta-feira, 10/08, um encontro com produtores associados visando fortalecer o trabalho da cooperativa, propagar as vantagens do mercado de orgânicos e trazer os agricultores para este programa do Estado.

O encontro terá início às 13h30 desta quinta-feira (10), no anfiteatro da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega.

“Para abastecer a merenda escolar o governo do Estado só compra produtos de cooperativas e associações. Não há aquisição direta de produtores, por isso é muito importante que a cooperativa mobilize seus associados para produção orgânica, e se mantenham como fornecedores para o governo, que atende as escolas estaduais”, explicou Rafael Meier de Mattos, gerente regional do IDR-Paraná.

O núcleo de Umuarama do Paraná Mais Orgânico, conta com um grupo de técnicos à disposição dos produtores, para fornecer orientações técnicas e detalhar sobre os processos de conversão e certificação para a produção orgânica. O núcleo é coordenado pelo professor João Paulo Francisco e conta com seis bolsistas, cinco deles graduados e um estudante de Agronomia.

Redação

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde deste domingo (18) após agredir a…

2 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

15 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

30 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

57 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

1 hora ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais