Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Fórum Sindical reivindica Gerência Regional do Ministério do Trabalho para Umuarama

O Fórum Sindical de Umuarama entregou, na semana passada, um documento para a superintendente regional do Ministério do Trabalho do […]

Foto: Pacto
Foto: Pacto
Fórum Sindical reivindica Gerência Regional do Ministério do Trabalho para Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de agosto de 2023 às 11h17 - Modificado em 2 de agosto de 2023 às 11h17
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O Fórum Sindical de Umuarama entregou, na semana passada, um documento para a superintendente regional do Ministério do Trabalho do Paraná, Regina Perpétua Cruz, solicitando a instalação de uma Gerência Regional do Trabalho na cidade, uma antiga reivindicação dos sindicatos de trabalhadores da região de Umuarama:

O pedido foi entregue em mãos, na última sexta-feira (28), após a solenidade de abertura do 15º Congresso Estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores), realizado na colônia da Associação Banestado no balneário de Praia de Leste, município de Pontal do Paraná.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Edilson José Gabriel, que fez a entrega da solicitação, a instalação de uma Gerência Regional do Ministério do Trabalho em Umuarama traria inúmeros benefícios, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da cidade e de toda a região.

“O primeiro deles é contribuir com a elaboração de políticas públicas para a geração de emprego e renda, aproveitando e respeitando as vocações da região para o agronegócio e a aquicultura, por exemplo”, destacou.

Ainda segundo Edilson, o aumento da fiscalização da legislação trabalhista e das condições de trabalho também teria um ganho significativo. “O descumprimento da legislação trabalhista, praticada por empreendedores inescrupulosos, é uma forma de concorrência desleal e precisa ser coibida. Além disso, a região apresentou inúmeros casos de trabalho análogo a escravidão nos últimos anos. Essa prática cruel precisa ser combatida e o aumento do aparato do Estado se faz necessário”, concluiu o sindicalista.

Além da assinatura dos representantes dos sindicatos de classe, cerca de 13, o documento também recebeu o apoio dos procuradores do Ministério Público do Trabalho em Umuarama, André Vinicius Melatti e Diego Jimenez Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Clebão dos Pneus, do prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, e do deputado federal Zeca Dirceu.

Ainda conforme Gabriel, a partir de agora, os dirigentes sindicais umuaramenses pretendem acompanhar o andamento do pedido, pressionando as autoridades pelo seu atendimento. “Sabemos que não é rápido, pois depende de orçamento e outras medidas, mas insistiremos até conquistarmos o atendimento de nossa reivindicação”, afirmou o dirigente.

Veja o que diz o documento

Os sindicatos abaixo assinados receberam com grande satisfação, e também com muita expectativa, a eleição do presidente Lula e o anúncio, confirmado posteriormente, de recriação e reconstrução do Ministério do Trabalho. Nossas expectativas ficaram ainda maiores com a nomeação de Luiz Marinho e de V.Sa., Regina Cruz, ambos ex-dirigentes sindicais, para os postos que ora ocupam, no Ministério e na Superintendência Regional.

Acreditamos, por isso, que é oportuno apresentar uma antiga demanda da classe trabalhadora da região de Umuarama, a criação de uma Gerência Regional do Ministério do Trabalho nesta cidade. O contingente populacional da região apenas por si justifica esse pedido. Porém, não é só isso.

A proximidade com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul e o significativo contingente de empregos precários em Umuarama e região reclama a presença de um órgão governamental que supervisione e desenvolva políticas públicas para a geração de emprego e renda. Além disso, há mais de duas décadas, a cidade de Umuarama não tem um/a Auditor/a Fiscal do Trabalho em efetiva atividade.

Temos certeza que o atendimento dessa reivindicação contribuirá para o desenvolvimento econômico e social de Umuarama e de toda a região Noroeste do estado. E contando com a atenção de V.Sa., apresentamos nossas cordiais

Entidades participantes

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região (Seeb Umuarama); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Umuarama (Sintricomu); Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama (Sindecomu); Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Umuarama (Sispumu); Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Umuarama e Região (Seessu), Sindicato dos Empregados nas Empresas de Segurança e Vigilância de Umuarama e Região (Seesvu);e Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Umuarama (Sethosu).

Também assinam a reivindicação o Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Alimentação de Umuarama (Seia Umuarama); Sindicato dos Trabalhadores e Condutores em Transportes Rodoviários e Anexos de Umuarama (Sintrau); APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Umuarama; Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Umuarama; Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Umuarama (Sintromeg); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Umuarama (Sindmetal) e Coordenador da Central Única dos Trabalhadores na Região Noroeste do Paraná.

OBemdito com Pactu

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.