Paraná

MP, Crea e Polícia Civil investigam explosão que deixou oito mortos em silo no interior do Paraná

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPTPR) informou, em nota encaminhada à imprensa, que a instituição está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões das explosões em um silo da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina, região Oeste do Paraná. Oito pessoas, sete haitianos e um brasileiro, morreram no acidente que aconteceu na tarde de quarta-feira (26).

“Após a conclusão dos laudos e relatórios técnicos serão apuradas as responsabilidades e adotadas as providências cabíveis, bem como determinada a correção do processo de trabalho, a fim de evitar futuros acidentes”, disse o MPT na nota.

O MPT afirmou que, a partir deste caso, iniciará esforço concentrado para a verificação da situação dos demais silos, desta e de outras empresas, localizados no estado do Paraná, pois é direito de todos, sem distinção, um meio ambiente de trabalho seguro e saudável. Um trabalhador haitiano segue desaparecido.

O MPT também lamentou a morte dos trabalhadores: “Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares que perderam entes queridos e aos colegas de trabalho que compartilhavam com eles o ambiente laboral”.

Um trabalhador segue desaparecido e as equipes trabalham para localizá-lo. Confira aqui.

Conselho Regional de Engenharia

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) estiveram na sexta-feira (28) no local do acidente. O conselho vai abrir um processo para apurar eventuais negligências ou imperícias por parte dos profissionais relacionados ao acidente.

De acordo com o órgão, três fiscais e um engenheiro especialista em segurança do trabalho foram ao local identificar, quem são os profissionais responsáveis por manutenções mecânica, elétrica e hidráulica da cooperativa e também pelo armazenamento de grãos e pela gestão de riscos.

Troca de delegado

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) trocou delegado que está investigando as causas da explosões no silo da cooperativa agroindustrial CVale, em Palotina, oeste do Paraná. Sai o delegado Pedro Lucena, de Palotina, e entra o delegado Rodrigo Baptista, que trabalha em Toledo.

“Em casos de grande repercussão é normal que se designe delegado exclusivo para atender, para que tenha mais condições de se dedicar à investigação”, afirmou a polícia, em nota encaminhada à imprensa.

(Reportagem: Bem Paraná)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

1 hora ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais