Foto: Assessoria

Umuarama

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama elege nova diretoria

Foto: Assessoria
Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama elege nova diretoria
Redação
OBemdito
30 de julho de 2023 10h46

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) para o biênio 2023-2025 tomaram posse na manhã da última sexta-feira (28), com a missão de zelar pela proteção e garantia dos direitos dos cidadãos idosos.

O conselho é um colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa da pessoa idosa composto por 20 membros titulares e igual número de suplentes, sendo dez representantes do poder público e dez da sociedade civil.

Os conselheiros acompanham instituições de longa permanência para idosos e serviços governamentais e não-governamentais, recebem comunicações oficiais e denúncias de qualquer cidadão sobre a violação dos direitos da pessoa idosa, tomando as providências cabíveis e fazendo os encaminhamentos necessários.

A posse dos conselheiros teve a presença do secretário municipal de Assistência Social, Amós Westphal, representando também o prefeito Celso Pozzobom, da atual presidente do CMDPI, Sebastiana Ruiz Garcia, e do promotor de justiça Marcos Antonio de Souza, do Ministério Público do Estado do Paraná.

O secretário Amós agradeceu o trabalho dos conselheiros que estavam encerrando mandato e desejou sucesso aos novos integrantes, lembrando que o conselho é um espaço para a participação direta e o controle democrático das políticas destinadas ao atendimento da pessoa idosa, “que tem por competência propor políticas públicas que garantam o pleno exercício da cidadania a essa população”, apontou.

Ele agradeceu a presença de todos e reforçou que apoio e a dedicação de cada um são fundamentais para o sucesso do trabalho do CMDPI. No referendo de posse foram destacadas as presenças de representantes dos órgãos governamentais indicados e da sociedade civil, eleitos em assembleia específica para este fim.

O secretário Amós Westphal deu posse aos novos conselheiros manifestando o desejo que o conselho seja um espaço de diálogo, respeito e ação, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Em seguida aconteceu a primeira reunião ordinária com os novos integrantes na Secretaria-Executiva dos Conselhos (mesmo local da posse) tendo na pauta a eleição da nova diretoria do CMDPI, além da apreciação da ata da reunião anterior, balanço das ações da gestão 2021-2023, composição das comissões de trabalho e informes gerais.

O primeiro mandato terá no comando uma representante governamental e foi eleita presidente Larissa Alexandrino Broch, da Secretaria Municipal de Habitação. O vice-presidente eleito foi Ademar Rodrigues Felix, representante da sociedade civil; a 1ª secretária será a chefe da Divisão de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Tania Regina Bernardini Mazzorana Farias, e 2ª secretária eleitoa foi Samira Naaime Haurani, da sociedade civil.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.