Umuarama

Prefeitura de Umuarama desiste de terceirizar estacionamento rotativo e deve assumir gestão

A administração municipal definiu uma importante mudança de rumo para a implantação do estacionamento rotativo na região central de Umuarama. Após discussões com a equipe técnica, o prefeito Celso Pozzobom decidiu cancelar o processo de concessão do serviço para empresa terceirizada e deve lançar um novo modelo, em que o município vai adquirir os meios para a gestão do sistema.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli, o município optou pela gestão própria da chamada zona azul para garantir um serviço de qualidade com preço justo aos usuários.

“Com uma empresa terceirizada existe a necessidade contratual da atividade ser lucrativa, além de cobrir os custos operacionais. Já com a gestão pública, que não objetiva o lucro, poderemos ofertar tarifas menores”, explicou.

Para viabilizar a proposta, a Sestram deve adquirir um sistema compatível com a necessidade local e contratar equipamentos por locação. “Já dispomos da mão de obra dos agentes de trânsito e seria preciso apenas completar o quadro funcional. Com a autorização do prefeito, estamos estudando as opções disponíveis no mercado e realizando os levantamentos de dados necessários para definir a quantidade de vagas, horários e custos para composição dos valores”, acrescentou Capelli.

O município iniciou o processo de contratação da empresa que fará os estudos técnicos e a estimativa é de um trabalho bem rápido, pois grande parte dos levantamentos já estão prontos. A previsão é de que o sistema de cobrança do estacionamento rotativo seja implantado até o final de 2024.

“Dada a complexidade do processo, é preciso tomar todos os cuidados e respeitar os procedimentos legais para, ao final, oferecer um serviço de qualidade aos usuários, que terão rotatividade nas vagas ao visitarem o comércio de Umuarama com uma tarifa justa”, completou o prefeito Pozzobom. Será possível, por exemplo, cobrar apenas pelo tempo utilizado. A aquisição e utilização dos créditos será por aplicativo instalado no telefone celular.

Até a volta da zona azul a Sestram deve ampliar o número de vagas para parada de curta duração na região central e aumentar a fiscalização, para que o tempo limite – de até 30 minutos – seja respeitado pelos motoristas. “Com o respeito ao tempo estabelecido, esse recurso garante a rotatividade no uso das vagas. Temos cerca de 400 hoje e poderemos ampliar em cerca de 50% se necessário”, completou o secretário da Sestram.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

15 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

41 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

57 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais