Foto: Assessoria

Umuarama

Umuarama: encontro técnico sobre manejo da formiga cortadeira é neste sábado

Foto: Assessoria
Umuarama: encontro técnico sobre manejo da formiga cortadeira é neste sábado
Redação
OBemdito
29 de julho de 2023 08h39

Com a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma série de eventos técnicos estão sendo realizados em Umuarama com produtores rurais, envolvendo atividades práticas para que os participantes aprendam a fazer o manejo das formigas cortadeiras e consigam reduzir o prejuízo que esta praga vem deixando nas pastagens e lavouras da região.

O encontro deste sábado (29), acontece das 9h às 11h20 e tem apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Além de reunião técnica com profissionais especialistas sobre o tema, os agricultores também são orientados sobre o que diz a legislação estadual, federal e municipal, que obriga o combate à formiga, e conhecem as ações de projetos municipais, além de informar-se sobre as linhas de crédito rural disponíveis para enfrentamento do problema.

“É impossível vencer as formigas cortadeiras agindo sozinho, por isso é fundamental a união de forças de todos os produtores rurais, proprietários de terras, trabalhadores, profissionais da área, estudantes e demais pessoas interessadas no assunto”, pontua Fernanda Periard Mantovani, diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Este segundo encontro será na Estrada Jaborandi, na propriedade de Ermes Correia Almeida, que fica no km 3,1 – a primeira entrada do lado direito da via, logo após a capela.

“Sabemos que o prejuízo causado pelas formigas não é pequeno, porque elas são encontradas em muitos lugares. É muito importante conhecer bem como elas agem e aprender as técnicas de combate para nos livrarmos dessa praga e melhorar a produtividade agropecuária”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, João Donizeti Megda, que é parceiro nos eventos técnicos.

Segundo o biólogo José Cosme de Lima, do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), as formigas sempre chamam a atenção de profissionais e instituições em praticamente todo o Paraná pelo volume de prejuízo econômico que causa aos produtores.

“Com o dia de campo estamos em uma campanha para chamar a atenção de lideranças, técnicos, formadores de opinião e agricultores. Reunimos várias instituições para disseminar a importância do controle dessa praga e minimizar os danos aos produtores rurais”, comentou.

O engenheiro agrônomo, entomologista e pesquisador da UEM (Universidade Estadual de Maringá), professor doutor Júlio Guerreiro, também aborda técnicas para controlar e eliminar as formigas.

“O ciclo de palestras para agricultores será completado no dia 5 de agosto na Estrada 215, que fica no distrito de Serra dos Dourados. Também das 9h às 11h20 estaremos na propriedade de Auyber Pieretti, que fica no km 7,7 – em frente à Estrada São João, no Rancho Pedra da Esquina, que tem uma porteira branca. Vamos reforçar o conhecimento de todos para, juntos, realizarmos o manejo dessa praga”, comenta.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.