Foto: Arquivo pessoal

Esporte

Seleção de Basquete em Cadeira de Rodas convoca umuaramenses para etapa de treinamento

Foto: Arquivo pessoal
Seleção de Basquete em Cadeira de Rodas convoca umuaramenses para etapa de treinamento
Stephanie Gertler
OBemdito
29 de julho de 2023 15h30

Os umuaramenses convocados para Seleção Brasileira Masculina de Basquete em Cadeira de Rodas Itamar Inácio Da Silva Júnior, 30 anos, e Douglas Meneses dos Santos, 32 anos, foram selecionados para participar da etapa de treinamento da Seleção Brasileira Masculina de Basquete em Cadeira de Rodas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (24).

A Confederação Brasileira de Basquete de Cadeira de Rodas (Cbbc) convidou 20 atletas para avaliar talentos de todo o país, visando a convocação de 12 jogadores que representarão o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, Chile, em novembro.

Itamar, educador físico e técnico da equipe Tigres de Umuarama, da Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama e Região (Adefiu), aceitou prontamente o convite para comandar a modalidade paralímpica na cidade. Ele compartilhou sua trajetória de cinco anos nessa área, ressaltando seu orgulho pelo currículo construído.

“Abracei o projeto junto com o secretário [da época] e diante de muitos treinamentos, fui fazer cursos, várias competições hoje posso dizer que em 5 anos já tenho um bom currículo na modalidade”, explicou Itamar.

Douglas, que reside em Umuarama desde 2019, é natural do Rio de Janeiro e pratica basquete em cadeira de rodas desde 2008. Atualmente, ele integra a equipe dos Tigres de Umuarama e conta que se apaixonou pelo esporte após conhecer um time durante um passeio realizado por sua escola na cidade carioca.

“Levei um tiro de bala perdida no Rio de Janeiro quando tinha 9 pra 10 anos e conheci o basquete em cadeiras. Acabei me apaixonando pelo esporte e hoje estou aqui no time Tigres de Umuarama tentando levar o nome da nossa equipe para cenário nacional de basquete em cadeira de rodas”.

“Tenho muito orgulho de todo aprendizado construído e adquirido através do meu trabalho tanto em meu município, quanto chegar até aqui na seleção”, finalizou Itamar.

Tigres de Umuarama

A equipe é resultado de um projeto de parceria que envolve a Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama (Adefiu), a Universidade Paranaense (Unipar) e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e é composta por 20 atletas, com idades entre 23 e 33 anos.

O patrocínio para viagens, alimentação e aquisição de equipamentos para o time é proveniente dos eventos promovidos pela própria equipe e da Nota Paraná. Quem desejar contribuir pode fazer doações através do PIX 01.651.506/001-23 ou depositar notas sem CPF em urnas espalhadas pela cidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (34) 98407-2068.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.