Foto: Ari Dias/AEN
A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Umuarama informa que iniciou de forma sistemática, neste mês de julho, as avaliações sociais das solicitações de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e análise dos parcelamentos das dívidas ativas, requeridas para o setor habitacional. As informações são do secretário responsável pela pasta, Gilmar Carlos Garcia.
A assistente social que está coletando informações para a emissão dos pareceres, Sandra Prates, reforçou a importância da retomada desses processos para garantir acesso aos direitos das famílias do município, principalmente idosos vulneráveis, pessoas com deficiência (PCD) e de outros perfis de vulnerabilidades social.
O direito à isenção do tributo, nestes casos, está contemplado a partir da Lei Complementar Municipal 380, de 30 de Setembro de 2014, que dispõe sobre o sistema tributário do município de Umuarama.
O artigo 13º, que estabelece as isenções do IPTU, inclui proprietários de um único imóvel com até 70 m² para residência, com renda familiar de até dois salários-mínimos, e aposentado com mais de 60 anos, PCD com deficiência incapacitante, pessoa com doenças incapacitantes para o trabalho, viúva ou aposentado por invalidez que sejam proprietários de um único imóvel para residência, com renda familiar não superior a dois salários-mínimos mensais.
Sandra Prates ressaltou que utiliza o instrumental da visita domiciliar in loco e entrevista social. “São metodologias que consistem na coleta de dados, observando no próprio local de vida familiar, onde há maior espontaneidade. Isso permite a observação dinâmica do indivíduo e a relação com seu meio social, que revelam as diversas formas das expressões da questão social”, completou.
(Assessoria PMU)
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…
Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…
A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…
São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…
A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…
Este site utiliza cookies
Saiba mais