Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Saúde de Umuarama realiza 16 mil consultas somente nos primeiros dias de julho

Foto: Assessoria PMU
Saúde de Umuarama realiza 16 mil consultas somente nos primeiros dias de julho
Redação
OBemdito
13 de julho de 2023 21h15

Os números impressionam: só entre os dias 1° e 13 de julho, foram realizadas nada menos que 16 mil consultas médicas nas 24 unidades de saúde de Umuarama – 3.100 delas no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Diante de dados como esse, a Secretaria Municipal de Saúde vai deixar aberto até dezembro o Edital de Chamamento Público n° 006/2023, um instrumento que busca realizar o credenciamento de médicos (pessoas jurídicas) para ampliar o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

São dezenas de vagas para consultas nas mais diversas especialidades e também para prestação de serviços de saúde. Desde que foi aberto o edital, o Fundo Municipal de Saúde (FMS) já conseguiu credenciar médicos para atender exclusivamente pacientes do SUS, porém ainda há vagas.

“Estamos convidando, inclusive, médicos e clínicas de cidades da região para podermos zerar a chamada demanda reprimida, ou seja, as filas existentes para certas especialidades. Não há limites para número de consultas semanais ou mensais e os profissionais podem atender tanto no CEM quanto em suas clínicas, dependendo do caso”, detalha o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Além de ampliar o atendimento de toda a população em especialidades médicas, a Secretaria de Saúde, sob coordenação e inspeção do FMS, também está contratando clínicas e serviços para atendimento em oftalmologia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, além de pequenos procedimentos (como ultrassonografias, biópsias, curativos, cauterizações, drenagens de abcesso, curetagens, crioterapias etc.).

“O maior diferencial – e que deve realmente empolgar os profissionais – é que o FMS complementa com recursos próprios os valores oferecidos na Tabela SUS. Em alguns casos em até 900%”, comenta.

Quais especialidades

Há vagas para alergologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, cirurgiões bucomaxilofacial, cardiologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões gerais, dermatologistas, endocrinopediatras, endocrinologistas, gastroenterologistas, infectologistas, hematopediatras, hematologistas, hepatologistas, neurocirurgiões, nefrologistas (adulto e infantil), neurologistas (adulto e infantil), oftalmologistas, otorrinolaringologistas, pneumologistas, psiquiatras, psiquiatras infantis, proctologistas, urologistas, reumatologistas, angiologistas, cirurgiões vasculares e ortopedistas.

Segundo consta no edital, o prazo de vigência do contrato será de até 12 meses, podendo ser prorrogado, por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 60 meses. “Vale a pena ressaltar que todas as contratações só são realizadas após análise feita pelos membros da Comissão Técnica de Credenciamento do FMS, que dá ainda mais segurança na gestão dos contratos e garante que o atendimento aos pacientes do SUS seja feito de forma mais ágil”, pontua o secretário, acrescentando que quem quiser mais informações também pode entrar em contato pelo telefone (44) 3639-1903.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.