Paraná

Governo Federal anuncia fim dos colégios cívicos-militares; no Paraná a modalidade será mantida

O governo Federal decidiu encerrar o Programa Nacional de implantação das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que havia sido implantado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão, que foi tomada em conjunto entre os Ministérios da Educação (Mec) e da Defesa, foi comunicada nesta quarta-feira (12), através de um ofício enviado aos secretários de Educação de todo o país.

Conforme a decisão, a partir de agora, haverá uma desmobilização dos militares que assumiram as escolas e colégios. Além disso, serão adotadas medidas graduais para que todas as unidades que adotaram o sistema, finalizem o ano na modalidade de ensino anterior a implantação da modalidade.

No Paraná, as escolas cívico-militares devem continuar como estão. Ao todo o Estado possui 197 colégios neste formato, dois implantados através do Pecim, e outros 195 a partir de um programa estadual. Na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama são cinco.

Conforme a chefe do Núcleo, Gilmara Zanata, que é Conselheira Estadual de Educação, nada deve mudar. Isso porque o Paraná adota uma sistemática diferente dos demais Estados e, algumas escolas, não estão vinculadas ao MEC.

“Aqui no Paraná nós damos liberdade de escolha para as famílias. O pai que escolhe em qual tipo de escola o filho vai estudar, se vai ser cívico, se vai ser integral ou vai ser regular ou técnica”, pontua Gilmara.

Dos cinco colégios cívico-militares instalados na área do NRE, três deles estão em Umuarama. Além do Colégio Dra. Zilda Arns, a modalidade também funciona no Monteiro Lobato e no Padre Manuel da Nóbrega. Ao todo são quase 2 mil alunos nas três unidades.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

8 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

34 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

46 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais