Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Umuarama 69 anos
Lançoni
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Governo Federal anuncia fim dos colégios cívicos-militares; no Paraná a modalidade será mantida

O governo Federal decidiu encerrar o Programa Nacional de implantação das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que havia sido implantado pelo ex-presidente […]

Governo Federal anuncia fim dos colégios cívicos-militares; no Paraná a modalidade será mantida
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 12 de julho de 2023 às 17h03 - Modificado em 12 de julho de 2023 às 17h19
Porto Camargo
Lançoni
Gastro Umuarama
Cupom Local
9 Espetaria
Atlanta Pneus

O governo Federal decidiu encerrar o Programa Nacional de implantação das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que havia sido implantado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão, que foi tomada em conjunto entre os Ministérios da Educação (Mec) e da Defesa, foi comunicada nesta quarta-feira (12), através de um ofício enviado aos secretários de Educação de todo o país.

Conforme a decisão, a partir de agora, haverá uma desmobilização dos militares que assumiram as escolas e colégios. Além disso, serão adotadas medidas graduais para que todas as unidades que adotaram o sistema, finalizem o ano na modalidade de ensino anterior a implantação da modalidade.

No Paraná, as escolas cívico-militares devem continuar como estão. Ao todo o Estado possui 197 colégios neste formato, dois implantados através do Pecim, e outros 195 a partir de um programa estadual. Na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama são cinco.

Conforme a chefe do Núcleo, Gilmara Zanata, que é Conselheira Estadual de Educação, nada deve mudar. Isso porque o Paraná adota uma sistemática diferente dos demais Estados e, algumas escolas, não estão vinculadas ao MEC.

“Aqui no Paraná nós damos liberdade de escolha para as famílias. O pai que escolhe em qual tipo de escola o filho vai estudar, se vai ser cívico, se vai ser integral ou vai ser regular ou técnica”, pontua Gilmara.

Dos cinco colégios cívico-militares instalados na área do NRE, três deles estão em Umuarama. Além do Colégio Dra. Zilda Arns, a modalidade também funciona no Monteiro Lobato e no Padre Manuel da Nóbrega. Ao todo são quase 2 mil alunos nas três unidades.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel