Cataratas do Iguaçu registram vazão de água cinco vezes acima do esperado
As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, atingiu, nesta quarta-feira (12), a incrível marca de 7 milhões de litros […]
As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, atingiu, nesta quarta-feira (12), a incrível marca de 7 milhões de litros por segundo, ultrapassando em pelo menos cinco vezes o volume médio, que é de 1,5 milhão de litros. As informações foram repassadas pela administração do Parque Nacional do Iguaçu.
Em um vídeo feito no local – assista abaixo – é possível ver o volume colossal de água. Apesar da grande vazão, o passeio pelos locais superiores e inferiores do lado brasileiro continuam seguindo normalmente das 8h às 16h, devido ao horário ampliado até o dia 23 de julho.
Já a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo no lado argentino, em Puerto Iguazú, foi interditada por protocolo de segurança da concessionária responsável.
Assista abaixo:
A Copel informou que houve um acumulado de chuva nos últimos três dias no médio e baixo Iguaçu, entre as usinas de Secrego e Salto Caxias, com 120 mm e 90 mm respectivamente. As medição aconteceu nas hidrelétricas instaladas pela companhia ao longo da extensão do rio Iguaçu.
O último registro de cheia no local aconteceu em outubro de 2022, quando a vazão atingiu 16 milhões de litros por segundo, batenendo o maior registro em 25 anos.
(Com informações Banda B e Parque Nacional do Iguaçu)





