Foto: Assessoria
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) coordenou na última quinta-feira (6), ao lado da Secretaria Municipal de Assistência, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, a pré-conferência da 13ª Conferência Municipal da Assistência Social, reunindo membros de entidades socioassistenciais públicas e privadas, entes governamentais, trabalhadores e representantes de usuários do sistema.
A conferência acontece na próxima quinta (13) e as inscrições serão aceitas via formulário on-line (clique aqui) até esta terça (11). A palestra principal será proferida pela assistente social Simone Beatriz Ferrari, pós-graduada em Fundamentos do Trabalho em Serviço Social (Unioeste), Políticas Sociais, Gestão Pública, Controle Social, Planejamento e Orçamento das Políticas Sociais, além de ser professora universitária.
Na reunião de quinta-feira, cinco eixos que vão nortear as discussões da conferência (sobre aspectos como financiamento; controle social; articulações entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transferência de renda) foram abordados pela assistente social Ilza Reghini. O secretário da Assistência Social, Amós Westphal, abriu o encontro agradecendo as presenças de todos e destacando a importância na troca de ideias e da organização para o sucesso da conferência.
“Estamos levantando informações para iniciarmos um novo trabalho no setor. Em breve vamos conversar com os servidores, apresentar e ouvir propostas, e estabelecer um projeto onde a prioridade maior será o usuário, serão as pessoas atendidas pelos serviços que o município oferece ao lado dos nossos parceiros”, afirmou Amós, que assumiu a secretaria nesta semana.
A presidente do CMAS, Annie Cristiny Lopes de Araujo, representante da Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), parabenizou os participantes já inscritos na conferência, para discutir e entender o momento da assistência social no município, a fim de planejar futuras ações.
“Precisamos pensar mais nos usuários, nas pessoas que buscam atendimento nos serviços sociais. Por isso devemos entender os eixos propostos, discutir ações efetivas e buscar soluções”, afirmou, agradecendo a presença de todos na pré-confertência, incluindo representantes de usuários dos distritos de Umuarama.
Já a assistente social Ilza Reghini falou da necessidade de se reorganizar equipes e estruturas da assistência social, após mudanças decorrentes da pandemia e do cenário socioeconômico no país. Segundo ela, é importante entender bem o sistema e trabalhar em equipe para prestar um serviço de qualidade.
“Além disso, ocorrem trocas rotineiras de trabalhadores e profissionais atuantes no setor, por isso as equipes precisam de atualização constante para mostrar aos usuários que o atendimento dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), por exemplo, não é apenas distribuir cestas básicas, mas garantir direitos do cidadão”, completou.
No próximo dia 13, a conferência começa às 8h30, após o credenciamento e o café da manhã, com a votação do regimento interno. Haverá palestra e debate e, na parte da tarde, apresentações artísticas, trabalhos em grupo e elaboração das propostas relacionadas a cada eixo de discussão. O encerramento está previsto para as 17h.
A conferência tem a atribuição de avaliar a situação da assistência social no município, sob a perspectiva do Sistema Único da Assistência Social (Suas), e propor diretrizes para o aperfeiçoamento. Terá como tema central “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”.
O formulário de inscrição deve ser preenchido on-line. Mais informações podem ser obtidas no CMAS, pelos fones (44) 3906-1019, 3906-1092 ou 98457-1109 e ainda pelo e-mail: cmas@umuarama.pr.gov.br.
(Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais