Umuarama 69 anos
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Equipes intensificam buscas por avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar

Nesta quarta-feira (5) será empregado um novo efetivo terrestre e uso de drones para auxiliar nos trabalhos

Foto: Reprodução
Equipes intensificam buscas por avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de julho de 2023 às 07h52 - Modificado em 8 de julho de 2023 às 07h45
Atlanta Pneus
Porto Camargo
9 Espetaria
Lançoni
Cupom Local
Gastro Umuarama

As equipes do Corpo de Bombeiros estão intensificando as buscas pelo avião de Umuarama que segue desaparecido desde segunda-feira (3) na Serra do Mar, no litoral paranaense. A aeronave era tripulada pelos passageiros Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim e o piloto pelo piloto Jonas Borges Julião, que seguiam a Paranaguá.

A informação foi dada pelo major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros do litoral. Ele afirmou que até o momento as buscas – sob a coordenação da Força Aérea Brasileira (FAB) – tem sido realizadas desde a tarde de segunda-feira, com intervalos no período noturno de cada devido à baixa visibilidade e outros fatores que impossibilitam o trabalho das equipes. Até o momento, o avião segue desaparecido, assim como os tripulantes.

Frazatto reafirmou que toda a área onde as equipes estão se concentrando é muito ampla, com terreno íngreme e mata extremamente fechada, dificultando a ação por terra. Além disso, desde o desaparecimento, toda a região está coberta por uma neblina que afeta diretamente as buscas pelas 5 aeronaves que realizam os trabalhos pelo céu.

Para esta quarta-feira, major Frazatto afirmou que as buscas serão intensificadas com maior número de profissionais e com a montagem de um Posto de Comando mais próximo à região de Limeira, com utilização de drones para melhorar a visualização do local.

Novas informações

Segundo o chefe de Operações do Corpo de Bombeiros do Litoral, major Douglas, moradores da região afirmaram que ouviram um barulho estrondoso em um horário próximo ao que a aeronave teria perdido a comunicação, indicando uma possível queda.

As informações estão sendo somadas às novas de que o avião pode ter mudado o rumo previsto inicialmente devido à baixa visibilidade – decorrente da névoa ou do mau tempo – o que também acaba afetando o perímetro onde as buscas serão feitas.

“Esse perímetro de busca, na medida que o tempo vai passando, essa área vai aumentando. Começam a chegar algumas informações dizendo que a aeronave teria mudado de rumo, teria ido pra sul e não para o norte, justamente buscando uma área de maior visibilidade. Então a busca é dinâmica”, afirmou, na coletiva.

Tripulantes

Estavam no monomotor o diretor da Casa Civil Felipe Furquim de Oliveira, o superintendente da Viaje Paraná, ligada a Secretaria de Estado do Turismo, Heitor Genowei Junior, e o piloto, Jonas Borges Julião. 

O avião saiu de Umuarama em direção a Paranaguá às 7h50 desta segunda-feira (3). Segundo o Corpo de Bombeiros do Litoral, o monomotor sumiu do radar às 10h14 na região de Limeira, em Guaratuba. O pouso estava previsto para as 10h24.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo