Redação Publisher do OBemdito

Equipes intensificam buscas por avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar

Equipes intensificam buscas por avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de julho de 2023 às 07h52 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 05h45

As equipes do Corpo de Bombeiros estão intensificando as buscas pelo avião de Umuarama que segue desaparecido desde segunda-feira (3) na Serra do Mar, no litoral paranaense. A aeronave era tripulada pelos passageiros Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim e o piloto pelo piloto Jonas Borges Julião, que seguiam a Paranaguá.

A informação foi dada pelo major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros do litoral. Ele afirmou que até o momento as buscas – sob a coordenação da Força Aérea Brasileira (FAB) – tem sido realizadas desde a tarde de segunda-feira, com intervalos no período noturno de cada devido à baixa visibilidade e outros fatores que impossibilitam o trabalho das equipes. Até o momento, o avião segue desaparecido, assim como os tripulantes.

Frazatto reafirmou que toda a área onde as equipes estão se concentrando é muito ampla, com terreno íngreme e mata extremamente fechada, dificultando a ação por terra. Além disso, desde o desaparecimento, toda a região está coberta por uma neblina que afeta diretamente as buscas pelas 5 aeronaves que realizam os trabalhos pelo céu.

Para esta quarta-feira, major Frazatto afirmou que as buscas serão intensificadas com maior número de profissionais e com a montagem de um Posto de Comando mais próximo à região de Limeira, com utilização de drones para melhorar a visualização do local.

Novas informações

Segundo o chefe de Operações do Corpo de Bombeiros do Litoral, major Douglas, moradores da região afirmaram que ouviram um barulho estrondoso em um horário próximo ao que a aeronave teria perdido a comunicação, indicando uma possível queda.

As informações estão sendo somadas às novas de que o avião pode ter mudado o rumo previsto inicialmente devido à baixa visibilidade – decorrente da névoa ou do mau tempo – o que também acaba afetando o perímetro onde as buscas serão feitas.

“Esse perímetro de busca, na medida que o tempo vai passando, essa área vai aumentando. Começam a chegar algumas informações dizendo que a aeronave teria mudado de rumo, teria ido pra sul e não para o norte, justamente buscando uma área de maior visibilidade. Então a busca é dinâmica”, afirmou, na coletiva.

Tripulantes

Estavam no monomotor o diretor da Casa Civil Felipe Furquim de Oliveira, o superintendente da Viaje Paraná, ligada a Secretaria de Estado do Turismo, Heitor Genowei Junior, e o piloto, Jonas Borges Julião. 

O avião saiu de Umuarama em direção a Paranaguá às 7h50 desta segunda-feira (3). Segundo o Corpo de Bombeiros do Litoral, o monomotor sumiu do radar às 10h14 na região de Limeira, em Guaratuba. O pouso estava previsto para as 10h24.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.