Foto: Assessoria PMU
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizou nesta terça-feira (4), assembleia geral para eleição dos representantes da sociedade civil (que congrega entidades não governamentais, instituições de ensino, associações, entidades religiosas e usuários) para reformulação do quadro de conselheiros, que ocorrerá com a indicação dos representantes dos órgãos eleitos.
A presidente do CMDPI do mandato 2021/2023, Sebastiana Ruiz Garcia, destacou a importância de que as instituições eleitas para compor o conselho indiquem representantes participativos para que, além de comparecerem às reuniões, atuem de forma efetiva na defesa dos direitos da pessoa idosa.
“O conselho é composto por comissões e são essas comissões que fazem o conselho funcionar. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é muito ativo em todos os meios da cidade, com uma função muito abrangente. Basta ver os últimos acontecimentos na mídia, que ganharam rede nacional”, disse Sebastiana.
Ela explicou que o conselho recebe denúncias com certa frequência, e que os conselheiros devem tomar as medidas adequadas, alertando a Vigilância Sanitária, o Ministério Público, o Procon, a Secretaria de Saúde, “por isso é importante ter disponibilidade e vontade, conselheiros realmente participativos, tem de correr atrás”, recomendou.
A eleição foi acompanhada pela assistente social Naraiana Inez Nora, representante do Ministério Público Estadual do Paraná indicada pelo promotor público Marcos Antônio de Souza.
As entidades não governamentais de atendimento à pessoa idosa, eleitas para compor o CMDPI, foram o Projeto Obras de Misericórdia – Lar Santa Faustina e a Pousada Renascer, ficando como suplente (a ser convocada em casos de vacância) a Pousada Luz e Vida.
Para representar usuários indicados por serviços, programas foram eleitos o Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama e representantes de usuários do Projeto Vida Ativa Melhor Idade, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tendo como suplentes representantes de usuários da Associação Casa da Sopa Dr. Leopoldino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para Idosos, da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Como representação de entidade religiosa foi eleita a Mitra Diocesana de Umuarama, ficando como suplente o Centro Espírita Allan Kardec. A Unipar (Universidade Paranaense) foi eleita representante de instituições de ensino superior ou curso técnico em cuidados de pessoas idosas.
Como representações de conselhos/entidades de classe com atuação na defesa dos direitos da pessoa idosa foram eleitos a Ordem dos Advogados do Brasil/ Subseção de Umuarama e o Conselho Regional de Psicologia/8ª Região.
Por fim, como representação de associações comunitárias, de defesa de direitos sociais ou de assistência social foram escolhidos a Coordenadoria das Associações de Moradores de Umuarama e Região (Camur) e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar Municipal).
As representações eleitas deverão indicar seus respectivos representantes (um titular e um suplente) no prazo de três dias úteis para nomeação, que será feita pelo prefeito Celso Pozzobom. Já as entidades suplentes serão convocadas caso haja alguma vacância entre os membros do conselho.
(Assessoria PMU)
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais